A Samsung disse ontem que, pela primeira vez na história da empresa, ultrapassou a marca dos 300 milhões de celulares vendidos em um ano. E 2011 ainda não acabou: este número deve aumentar com as vendas de Natal. Este é o número total de aparelhos vendidos – destes, quantos são smartphones?

A Samsung não diz. Desde julho, a Samsung parou de informar as vendas de celulares e tablets por trimestre, dizendo que isto “pode afetar adversamente nossos próprios negócios”. A informação mais recente sobre smartphones são os 30 milhões de Galaxy S e Galaxy S II vendidos até outubro, e os 10 milhões de SGS2 até setembro – eles não dizem muito mais que isso. Seria ótimo ver os números oficiais: afinal, de acordo com estimativas, no terceiro trimestre a Samsung chegou ao primeiro lugar em vendas de smartphones, ultrapassando a Apple.

Segundo a Gartner, até o final de setembro a Samsung vendeu 217 milhões de aparelhos no mundo, ficando em segundo lugar, e a Nokia – ainda líder em vendas – vendeu 311 milhões. No total, foram vendidos 1,3 bilhões de celulares até setembro, dos quais 324 milhões foram smartphones. [Reuters via The Verge]