Durante a CES (Consumer Electronics Show) 2024, a Samsung apresentou um ambicioso conceito de celular dobrável com dobradiças que se dobram para os dois lados. O “Flex In & Out Flip” lembra um pouco da silhueta do Z Flip, mas não apresenta uma tela externa menor.
Atualmente, a Samsung é a empresa líder no setor global de smartphones dobráveis. Os primeiros aparelhos da linha “Z” — Galaxy Z Flip e Galaxy Z Fold — foram lançados em 2019, sob certa desconfiança, é verdade. Entretanto, ano após ano, a companhia vem evoluindo as tecnologias empregadas nos aparelhos e popularizando cada vez mais os “foldables”.
O novo conceito pode indicar que a empresa está estudando maneiras de viabilizar um aparelho dobrável sem tela externa. Isso porque, dobrando para trás, é possível verificar informações úteis como notificações de aplicativos, o horário ou o nível de bateria do aparelho.
Tela 360º
Quando completamente aberto, o display do celular tem 6,7 polegadas — comprimento idêntico ao do Z Flip. Sim, ele apresenta o tão odiado vinco no centro da tela, aquela marca causada pela ação de dobrar e que é a principal inimiga das grandes fabricantes de smartphones do mundo.
Como ainda se trata de um conceito, não existe nenhuma garantia de que a Samsung lançará de fato o que está sendo apresentado no mercado de dispositivos móveis. No entanto, o protótipo mostra que a empresa segue investindo no desenvolvimento de dobráveis e conseguindo avanços bem interessantes em aparelhos do gênero.
O principal avanço da Samsung nos últimos anos foi o novo mecanismo de dobradiça, implementado nos aparelhos mais recentes da linha Z. Ele é capaz de dobrar os aparelhos completamente, eliminando abertura próxima do centro, que deixava o smartphone mais suscetível a avarias e danos na tela.
Para a próxima família de dobráveis da empresa, alguns rumores indicam que a Samsung apresentará uma nova tela flexível. Aliás, a sul-coreana patenteou a tecnologia “Ironflex” na última semana. Ela promete ter maior resistência a danos, além de ter maior vida útil que os painéis utilizados nas cinco gerações anteriores.