A Samsung divulgou as especificações do seu novo chip Exynos 5 Dual para tablets e smartphones: com nova arquitetura, processador de 1,7GHz e GPU mais potente, este é um grande salto à frente do chipset presente no Galaxy S III.

O processador dual-core de 1,7GHz usa a arquitetura Cortex A15 de 32nm, que promete desempenho 40% a 60% maior que um modelo anterior com mesmo clock.

Ele vem acompanhado de um chip gráfico quad-core Mali-T604, que suporta resoluções de até 2560×1600, além de 3D estereoscópico e suporte a DirectX 11. Isto pode significar suporte a Windows RT, mas teremos que esperar para ver. A Samsung deve lançar um tablet com Windows RT até o final do ano, mas não deve ser com este chip Exynos.

A Samsung também implementou USB 3.0 e SATA III no chipset, para seu dispositivo móvel lidar com conexões ultrarrápidas. A empresa também diz que o Exynos 5 Dual consegue decodificar vídeos Full-HD 1080p de 60fps em diversos codecs.

Além disso, há suporte à função de streaming Wi-Fi Display, e vários outros detalhes técnicos que você pode ver no link a seguir. Por enquanto, não há produtos anunciados com o novo chipset, mas quando chegarem, eles devem ser bem impressionantes. [Samsung via Android Authority via Verge]