Apple e Samsung brigaram em cortes na Alemanha, discutindo se o Galaxy Tab 10.1 faz ou não homenagens demais ao iPad. Resultado: a Samsung foi proibida de vender o Tab 10.1 no país. A juíza responsável pelo caso disse que “o design minimalista da Apple não é a única solução técnica para se fazer um tablet, outros designs são possíveis”. Então, para driblar a proibição, a Samsung mudou levemente o design do Tab.

A borda metálica do novo Samsung Galaxy Tab 10.1N se expande pelas bordas, ficando mais visível e trazendo os alto-falantes para a frente. A Samsung não se pronunciou oficialmente para dizer se o novo design é resultado da briga judicial com a Apple, mas todos os sinais apontam para isso: o novo modelo está à venda na Alemanha – e só na Alemanha – justo onde eles perderam disputa relacionada ao design do Tab 10.1.

Não é a primeira vez que a Samsung se adapta em resposta a processos judiciais. A Holanda baniu três smartphones da empresa (Galaxy S, Galaxy Ace e Galaxy S II) por violarem uma patente da Apple no app Galeria. A Samsung então mudou o app apenas na Holanda, e pôde vender seus aparelhos sem mais problemas. O presidente da divisão móvel da Samsung, Shin Jong-kyun, disse mês passado que o Galaxy Nexus foi criado especificamente para evitar patentes da Apple, e avisou: “agora vamos levar patentes bem a sério”. [MobiFlip.de via MacRumors via The Verge]