_Samsung

Usar smartphones enormes será menos difícil com a nova interface da Samsung

A TouchWiz, camada de personalização de interface do Android desenvolvida pela Samsung, já foi bastante criticada. Com o tempo, a companhia ouviu os consumidores e as análises e foi dando uma bela de uma polida nela. Tiraram as dezenas de aplicativos pré-instalados, padronizaram a aparência de ícones e aplicativos, organizaram menus e apostaram em uma […]

Samsung

A TouchWiz, camada de personalização de interface do Android desenvolvida pela Samsung, já foi bastante criticada. Com o tempo, a companhia ouviu os consumidores e as análises e foi dando uma bela de uma polida nela. Tiraram as dezenas de aplicativos pré-instalados, padronizaram a aparência de ícones e aplicativos, organizaram menus e apostaram em uma comunicação mais limpa — até rebatizaram a plataforma como Samsung Experience. Pois bem, parece que o tempo da TouchWiz acabou. É hora de dar adeus.

Na conferência para desenvolvedores da Samsung que aconteceu nesta quarta-feira (7), a empresa mostrou a One UI, sua nova interface gráfica. Ela tem um visual ligeiramente diferente, com uma paleta de cores mais ampla e cantos mais arredondados no geral. Porém, o objetivo maior da Samsung é facilitar o uso de smartphones grandões, como é o caso dos Galaxy S+ e Galaxy Notes.

• O que se sabe sobre o smartphone dobrável da Samsung
• A tecnologia das telas da Samsung para seus próximos smartphones parece incrível

Para isso, a marca reposicionou áreas chave de interação para mais perto da parte de baixo da tela, onde o dedão alcança com facilidade.

Ou seja, a partir agora os aplicativos nativos da Samsung terão um cabeçalho com um texto grandão, fácil de ler, e logo em seguida uma área de interação na segunda metade da tela. O app Relógio, por exemplo, exibirá a hora em cima e permitirá ajustar seus alarmes na parte inferior. O mesmo vale para os ajustes rápidos dentro da barra de notificações.

É uma forma ligeiramente parecida com a filosofia da Apple no iOS, que mantém os menus rápidos dos apps sempre na parte inferior. A diferença aqui é que toda uma área de interação estará ao alcance dos dedos. A parte negativa é que esses elementos estarão presentes apenas nos aplicativos da Samsung – apps de terceiros como WhatsApp, Facebook e Twitter não precisam seguir as recomendações da empresa, como acontece no iOS.

A One UI terá ainda um modo escuro que funcionará por todo o sistema e “blocos de foco” maiores em alguns apps, como a galeria, que fará com que o celular entenda onde o usuário quer chegar, mesmo que ele não tenha tocado com tanta precisão.

Uma versão beta da nova interface será liberada neste mês nos Estados Unidos, Alemanha e Coreia do Sul – depois, mais países da Europa e da Ásia terão a oportunidade de testá-la.

A One UI virá junto com o Android 9 Pie e, segundo a Samsung, será lançada oficialmente a partir de janeiro de 2019 para o Galaxy S9, S9+ e Note 9.

[Samsung]

Sair da versão mobile