Samsung pode reduzir preços de chips para competir com TSMC
A Samsung está planejando diminuir o preço de seus wafers (base para chips processadores) de 2 nanômetros, previstos para produção em larga escala em 2025. A ideia é tentar atrair potenciais clientes da TSMC (Taiwan Semiconductor Manufacturing Company), a principal fornecedora de chips semicondutores do planeta.
Aos poucos, os planos da gigante da tecnologia estão vindo à tona. Eles surgem após rumores de que a TSMC vem tendo problemas em seu processo de produção na litografia de 3 nm. De acordo com informações vazadas, a companhia estaria tendo dificuldades, atingindo rendimentos abaixo de 70%.
Por outro lado, o mercado ainda vê os componentes da sul-coreana com certa desconfiança. Isso porque a empresa também segue tendo dificuldades para produzir wafers de 3 nm com a arquitetura gate-all-around (GAA). Esta realidade levanta dúvidas sobre a capacidade da empresa produzir wafers de 2 nm a partir de 2025.
Vem aí o Snapdragon 8 Gen 4
A Qualcomm já fechou uma parceria de fornecimento de chips da TSMC para a fabricação do Snapdragon 8 Gen 4, que deve ser lançado no final do ano que vem.
Por isso, outro desafio que a Samsung terá de superar para conseguir uma parcela maior deste mercado é o fato de a TSMC ser uma das principais empresas do setor. Além disso, a companhia é uma das prestigiadas no cenário internacional. Uma vez que ela possui relações de longa data com algumas das principais corporações do segmento de tecnologia.
Embora a empresa sul-coreana esteja em meio a uma série de incertezas neste mercado, quando o assunto são as novas memórias GDDR7, o assunto é bem diferente. A Nvidia já sinalizou interesse nos componentes da Samsung. A empresa estuda um acordo de fornecimento para adquirir memórias para as placas de vídeo da série RTX 50 que, segundo alguns rumores, devem chegar apenas em 2025.