Tecnologia

Samsung pode reduzir preços de chips para competir com TSMC

Samsung quer aumentar participação no mercado de silício diminuindo valores de wafers de 2 nm. Ideia é competir diretamente com a rival TSMC
Imagem: Unsplash/Reprodução

A Samsung está planejando diminuir o preço de seus wafers (base para chips processadores) de 2 nanômetros, previstos para produção em larga escala em 2025. A ideia é tentar atrair potenciais clientes da TSMC (Taiwan Semiconductor Manufacturing Company), a principal fornecedora de chips semicondutores do planeta. 

whatsapp invite banner

Aos poucos, os planos da gigante da tecnologia estão vindo à tona. Eles surgem após rumores de que a TSMC vem tendo problemas em seu processo de produção na litografia de 3 nm. De acordo com informações vazadas, a companhia estaria tendo dificuldades, atingindo rendimentos abaixo de 70%. 

Por outro lado, o mercado ainda vê os componentes da sul-coreana com certa desconfiança. Isso porque a empresa também segue tendo dificuldades para produzir wafers de 3 nm com a arquitetura gate-all-around (GAA). Esta realidade levanta dúvidas sobre a capacidade da empresa produzir wafers de 2 nm a partir de 2025.

Vem aí o Snapdragon 8 Gen 4

A Qualcomm já fechou uma parceria de fornecimento de chips da TSMC para a fabricação do Snapdragon 8 Gen 4, que deve ser lançado no final do ano que vem.

Por isso, outro desafio que a Samsung terá de superar para conseguir uma parcela maior deste mercado é o fato de a TSMC ser uma das principais empresas do setor. Além disso, a companhia é uma das prestigiadas no cenário internacional. Uma vez que ela possui relações de longa data com algumas das principais corporações do segmento de tecnologia.

Embora a empresa sul-coreana esteja em meio a uma série de incertezas neste mercado, quando o assunto são as novas memórias GDDR7, o assunto é bem diferente. A Nvidia já sinalizou interesse nos componentes da Samsung. A empresa estuda um acordo de fornecimento para adquirir memórias para as placas de vídeo da série RTX 50 que, segundo alguns rumores, devem chegar apenas em 2025.

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas