Segundo informações divulgadas pela Samsung, no Brasil, o volume de pré-venda dos dobráveis Galaxy Z Fold 4 e Z Flip 4 foi 50% maior que a geração anterior. Os números revelam que os dobráveis, lançados em agosto deste ano, são mais um grande acerto da empresa sul-coreana.
Em uma perspectiva global, o Z Flip 4, o modelo com preço mais acessível, foi o “foldable” mais vendido durante o período de pré-venda, com 57% das vendas totais. Já o dispositivo mais caro, o Z Fold 4, correspondeu aos 43% restantes das vendas.
A Samsung é uma das poucas empresas do planeta que tem feito sucesso com smartphones dobráveis. No Brasil, a única concorrente é a Motorola com o Razr, um smartphone inspirado no antigo Motorola V3, lançado em 2004 e um dos celulares mais vendidos da história.
Alguns estudos revelam que a Samsung domina mais de 60% de todo o mercado de smartphones dobráveis no planeta. Xiaomi, Oppo e Huawei também investem em no segmento, mas a maioria dos modelos vendidos pelas empresas tem comercialização restrita à China.
Na medida em que os “foldables” vão se popularizando, as dúvidas a respeito da durabilidade da tela ou resistência da dobradiça parece aos poucos vão diminuindo. No entanto, em países como o Brasil, ainda há a barreira do preço para boa parte da população, fator que ainda afasta muitos consumidores de dispositivos do tipo.