Samsung Tab S10+: tablet premium tem desempenho impressionante
A Samsung foi uma das primeiras empresas de tecnologia do mundo a implementar ferramentas alimentadas por IA generativa em seus dispositivos móveis. No início do ano, a empresa realizou o lançamento dos flagships Galaxy S24, desenhados especialmente para a execução de ferramentas alimentadas por inteligência artificial.
Black Friday
PlayStation®5 Slim Edição Digital com 2 JogosO foco na principal tendência tecnológica da atualidade também se repetiu no lançamento de outros produtos premium da marca, como a linha Galaxy Book 4 e a família Galaxy Tab S10. A estratégia não tinha como ser diferente, uma vez que os aparelhos lançados pela empresa ao longo de 2024 foram os primeiros da marca com suporte nativo para a tecnologia que está muito em alta.
Além das atualizações de software, a gigante sul-coreana também se preocupou em garantir hardware suficientemente capaz de dar conta da alta demanda de processamento das funcionalidades de IA, já que alguns recursos não são processados em nuvem, o que oferece uma experiência mais segura para os consumidores.
Embora ao longo do ano os holofotes tenham ficado sobre os aparelhos das linhas Galaxy S, Galaxy Z e atualizações mais recentes da linha Galaxy Book, outra série de produtos que deve ser muito destacada é a linha Galaxy Tab S, que mais uma vez trouxe dispositivos poderosos e que podem ser muito úteis para o dia a dia, para quem está buscando consumir entretenimento, jogos, bem como aumentar a produtividade.
A Samsung cedeu ao Giz Brasil o modelo S10+ e, após algumas semanas de testes, você pode conferir nossas impressões a seguir.
Design
Nos últimos anos, a Samsung optou por não realizar alterações muito drásticas de design em seus aparelhos topo de linha e essa mentalidade também se estende aos aparelhos intermediários ou de entrada. Como já era de se esperar, com o Galaxy Tab S10+ não é diferente, mas isso não é um problema.
O modelo é exatamente igual ao anterior e possui praticamente as mesmas dimensões. Ele também é bem estreito, com aproximadamente 5,6 milímetros de espessura, o que o torna ligeiramente mais fino que a versão lançada no ano passado, o Galaxy Tab S9+. O produto é bem fácil de manusear e é leve o suficiente para garantir o transporte em bolsas e mochilas não seja um grande problema.
Na parte dianteira, é possível observar o tradicional recorte para a câmera frontal localizada na borda superior, enquanto na traseira há o logo da fabricante e um espaço dedicado para o carregamento magnético da caneta S Pen, um dos acessórios mais famosos da sul-coreana.
O produto, assim como seus antecessores, conta com botão power, controle de volume, bandeja para o cartão SIM na lateral e entrada USB-C para carregamento na parte inferior. É importante destacar também que o aparelho conta com duas saídas de alto-falante
Tela
Assim como no modelo anterior, que fez sua estreia no segundo semestre de 2023, a Samsung oferece um display Dynamic AMOLED 2X com resolução de 1752 x 2800 pixels e taxa de atualização de 120 Hz, o que é característico dos produtos premium da marca já há alguns anos.
A tela cobre 100% de todo o espectro sRGB e, por este motivo, exibe cores vívidas e intensas. Segundo as especificações do produto no site oficial da sul-coreana, o painel tem brilho de até 500 nits. E, no geral, oferece uma experiência bem sólida durante o consumo de conteúdos audiovisuais em agregadores de vídeos ou plataformas de streaming.
Um dos pontos mais interessantes do display é a tecnologia antirreflexo, útil para garantir uma boa experiência mesmo quando a iluminação, sobretudo em ambientes externos, está muito intensa. É importante destacar também que a tela é protegida pela tecnologia Corning Gorilla Glass 5.
O produto ainda conta com leitor de impressões digitais sob a tela. Durante os testes funcionou de forma bastante responsiva. Além disso, assim como soluções semelhantes apresentadas anteriormente pela Samsung ou em produtos de outras marcas, a umidade nos dedos pode interferir bastante na leitura.
Câmeras
Ele vem de fábrica equipado com duas câmeras traseiras, sendo a principal de 13 MP e a secundária, ultrawide, de 8 MP. No geral, os componentes cumprem bem seu papel para capturar fotos. Eles ainda são capazes de gravar vídeos em 4K a 30 FPS, o que atualmente já virou um requisito básico de aparelhos premium.
O sensor frontal tem 12 MP e também oferece resultados bastante satisfatórios e, assim como as câmeras traseiras, oferece possibilidade de gravações em vídeo com resolução até 4K a 30 FPS. Embora fotografia e vídeo não sejam o principal foco de quem normalmente compra este tipo de produto, o Galaxy Tab S10+ dificilmente irá decepcionar quem gosta de compartilhar registros em redes sociais.
Teclado e trackhpad
O Brasil é um dos poucos mercados do planeta onde na compra de um dos dispositivos da linha Galaxy Tab S10 o cliente também leva uma capa teclado. O acessório pode parecer simples e pouco útil em um aparelho desenhado para toque na tela. Entretanto, melhora muito a navegação, principalmente para quem precisa ser mais produtivo durante os estudos ou tarefas profissionais.
Quem gosta de teclados grandes ainda sentirá falta de um notebook. Porém, o teclado do Tab S10+ é bem confortável de usar e não é difícil para se adaptar. Além disso, o produto conta com o novo botão Galaxy AI, um atalho para as funcionalidades de IA da empresa, introduzido pela Samsung neste ano também em seus notebooks.
O trackpad também é bem responsivo e cumpre muito bem seu papel, mas para quem prefere utilizar um mouse tradicional, a experiência pode não ser das melhores. Mesmo assim, o produto é capaz de oferecer uma excelente experiência para os usuários.
Desempenho
O dispositivo vem de fábrica com o MediaTek Dimensity 9300 Plus, chipset topo de linha que apresentou performance superior ao Snapdragon 8 Gen 3, seu principal rival, em alguns testes de benchmark realizados por especialistas neste ano. É importante destacar também que o produto conta com a GPU Immortalis-G720 MC12.
Comercializado em versões com 12 GB de memória RAM, o aparelho promete mesclar alto desempenho e eficiência energética. Além disso, graças ao seu processador robusto, é capaz de realizar tarefas que exigem alto poder de processamento sem sofrimento.
Durante a execução de jogos mais exigentes, como “Genshin Impact”, da MiHoYo, os usuários vão sentir um pouco de aquecimento acima do normal. Porém, nada que atrapalhe a experiência ou ocasione problemas de desempenho como travamentos e outros contratempos incômodos.
Bateria
O Galaxy Tab S10+ é tem um bateria bem interessante, de 10.090 mAh, que aguenta um dia inteiro de uso intenso sem muitos problemas. Como já era esperado, durante a execução de jogos a carga se esgota mais rápido por conta da alta quantidade de energia que os processos mais complexos demandam.
Com o tablet, a bateria não será um problema para os usuários que comprarem para uma utilização mais simples, como navegação na internet e acesso a redes sociais. Além disso, ela também dará conta do recado para os consumidores que gostam de executar games mais exigentes.
Vale a pena?
O Galaxy Tab S10+ tem design elegante, oferece alto desempenho e tem bateria com excelente duração. No geral, o aparelho oferece uma experiência premium. É, sem dúvidas, uma das melhores opções dom mercado brasileiro no segmento de tablets de alto nível.
O produto tem tudo para agradar até os entusiastas de tecnologia mais exigentes. Ele impressiona bastante pela performance mesmo utilizando um chip MediaTek. Isso porque ele não é muito comum nos dispositivos Samsung no Brasil, que normalmente utilizam plataformas Snapdragon e Exynos.
O dispositivo oferece uma gama variada de recursos de inteligência artificial que prometem facilitar o dia a dia dos usuários. Além disso, a experiência com a One UI 6, interface de usuário baseada no Android 14, é bastante fluida, responsiva e bastante agradável.
O Galaxy Tab S10+ pode ser encontrado nas lojas oficiais da Samsung e nas principais varejistas brasileiras, como a Amazon, por exemplo, por valores que começam em R$ 7.800.
O Giz Brasil pode ganhar comissão sobre as vendas. Os preços são obtidos automaticamente por meio de uma API e podem estar defasados em relação à Amazon.