A Samsung está dedicada a entrar na área de dispositivos vestíveis: ela começou com a linha Gear, e já registrou a patente de um dispositivo semelhante ao Google Glass. Mas como você vai digitar usando um dispositivo assim? Usando as mãos… mas de um jeito diferente.

Uma nova patente da Samsung foi registrada na Coreia do Sul e na OMPI (Organização Mundial da Propriedade Intelectual), da ONU. Ela mostra como nossos dedos podem virar um teclado de realidade aumentada.



Basicamente, o método atribui uma letra a cada parte dos seus dedos – exceto os polegares – como na imagem acima. Uma câmera rastreia seus movimentos, e os transforma em pressionamentos de tecla. Basta digitar usando o polegar.

Você também pode usar só uma das mãos, através do padrão T9 de celulares simples; é possível até mesmo escrever assim em outros idiomas, como o coreano.

samsung glass patent 2

E como digitar números usando essa técnica? Assim:

samsung glass patent 3

Mas como você verá as letras em cada falange? Poderia ser através de um projetor, mas a patente não fala nada sobre isso. Há apenas quatro componentes: câmera, armazenamento, controle (processador) e uma tela.

Caso o dispositivo sejam óculos inteligentes, a Samsung diz que a tela “pode ser implementada como uma LCD transparente”. Talvez a solução esteja aí: como a tela estaria no seu rosto, ficaria fácil usar realidade aumentada para “projetar” as letras na sua mão.

A própria patente deixa claro que este teclado é voltado para dispositivos vestíveis. Mas por que não usar só a voz? A Samsung explica:

Recentemente, há muito interesse em computadores vestíveis, como óculos e smartwatches… o reconhecimento de voz é adequado para computadores vestíveis. No entanto, ele tem desempenho ruim em ambientes com muito ruído… a baixa precisão e ambientes com ruído são os principais obstáculos para se adotar o reconhecimento de voz. Ele também tem outra desvantagem: pode ser difícil manter a privacidade, pois outros podem escutar.

A Samsung está interessada em dispositivos vestíveis. Ela anunciou este mês o Gear 2, Gear 2 Neo e Gear Fit, conjunto de smartwatches que deixam o Android de lado para rodar Tizen.

samsung glass patent

E em outubro, o Wall Street Journal descobriu uma patente de design da Samsung para um dispositivo semelhante ao Google Glass: “o design é um tipo [de óculos] com fones de ouvido integrados, permitindo atender ligações e ouvir música durante exercícios físicos”. Ele seria voltado para esportistas.

Como sempre, uma patente não significa que a empresa vá lançar um produto, muito menos que ela esteja trabalhando nisso. Mas estas são boas ideias para resolver o problema de digitação em aparelhos vestíveis. Claro, uma forma de resolver isso é deixar os wearables de lado e digitar no seu smartphone, por exemplo – mas aparentemente eles são o futuro, então é bom se preparar. [Patente via SlashGear via Android Authority]