Quebrar a tela do smartphone é uma pequena tragédia do dia a dia. Um descuido e pronto, você vai precisar usar um aparelho trincado ou gastar para consertar. Portanto, qualquer inovação nesse sentido é bem-vinda. A mais recente vem da Samsung: uma tela OLED flexível coberta por um plástico especial. E ela promete durar bastante: a tecnologia ganhou um certificado de “inquebrável”.

A certificação foi dada pela Underwriters Laboratories, uma das mais respeitadas empresas de segurança de produtos no mundo. Os testes obedeceram os padrões militares definidos pelo Departamento de Defesa dos EUA. Foram 26 quedas sucessivas a uma altura de 1,2 metro, além de exposição temperaturas extremas de 71°C e -25°C. A tela suportou tudo isso. O comunicado divulgado pela Samsung diz que o display foi capaz até mesmo de suportar uma queda de 1,8 metro, acima dos padrões.

De acordo com o Android Central, a tela é semelhante às que equipam grande parte dos telefones atuais da empresa coreana. A principal mudança está no substrato: um plástico fortificado, com graus de transmissividade e dureza semelhantes ao vidro, mas com flexibilidade consideravelmente maior. Por outro lado, pode ser que uma tela coberta de plástico risque com mais facilidade no uso prolongado.

Por enquanto, a Samsung não tem uma previsão para a chegada dessa tecnologia aos seus produtos, mas destaca que ele pode ter outras aplicações além de smartphones, como, por exemplo, painéis de carro, dispositivos militares, consoles de videogame portáteis e tablets voltados para crianças. Vamos torcer para que isso chegue logo ao mercado e cumpra o prometido para nunca mais ter que sair caçando uma assistência técnica para trocar a tela do celular na hora do almoço.

[Samsung, Android Central, The Verge]

Imagem do topo: Samsung