No segundo trimestre de 2012, a Samsung vendeu 50,5 milhões de smartphones, o dobro da Apple no período. Isso deixa a venda de aparelhos Galaxy e Badas à frente do iPhone. A Samsung tinha como objetivo declarado “ganhar da Apple” este ano, e o plano parece estar funcionando.
A Reuters informa que o lucro trimestral da Samsung foi de US$5,9 bilhões, no qual contribuíram bastante as fortes vendas de celular. No total, a Samsung possui 35% do mercado global de smartphones, enquanto a Apple tem 18%, segundo a Strategy Analytics.
Documentos judiciais da disputa entre Samsung e Apple revelam que o objetivo da coreana é claro: “Objetivo do próximo ano – GANHAR DA APPLE”, diz um memorando de 2011. Há várias referências como esta no caso. Se isto fez a Samsung se inspirar demais nos produtos da Apple – algo que até mesmo o Google reparou – isso os tribunais terão algum tempo para decidir. Mas a estratégia de smartphones em várias faixas de preço, além de uma linha high-end bastante competitiva, parece estar funcionando.
No trimestre, a Samsung sofreu um pouco na divisão de semicondutores, onde o lucro caiu 38% em relação ao ano passado. A empresa culpa a menor demanda por chips DRAM para PC e a queda de preços na memória flash NAND, usada em SSDs. Isso foi mais do que compensado pela venda de produtos para consumidores, incluindo smartphones. [Reuters; Samsung; The Verge]