Se você pensa que esse papo de aplicativos móveis é só hype, pense nesta estatística: cada app gratuito na lista dos 10 mais baixados na App Store do iOS precisa de pelo menos 30 mil downloads por dia para se manter. Por dia! E só nos EUA.

A empresa de pesquisa Distimo publicou o primeiro estudo de uma série que visa desmembrar os mistérios da App Store. Eles descobriram que a maioria das pessoas baixa aplicativos no fim de semana (não é surpreendente), e que é preciso bem menos downloads de apps para atingir a lista de mais baixados em outros países (nada surpreendente também).

Mas e os três aplicativos mais baixados gratuitamente? Alguns desenvolvedores usaram o Quora para dizer que, dependendo do dia, esses apps são baixados entre 200 e 300 mil vezes. Se isso é verdade, o número impressiona. E se o dia for movimentado, podem ser necessários 80 mil downloads para chegar ao top 10.

Junte isso à pesquisa publicada pela Flurry ontem, e é possível entender por que os desenvolvedores abraçam tanto o iOS: segundo a empresa, os desenvolvedores ganham muito mais dinheiro no iOS do que no Android Market. Segundo o estudo, que explorou os aplicativos mais vendidos de ambas as lojas, para cada 1 dólar ganho na App Store, o mesmo app gera US$0,24 no Android Market. [Distimo via Inside Mobile Apps e Daring Fireball]