São Paulo ganha site que mostra horários de ônibus em tempo real

Andar de ônibus na capital paulista ficou mais fácil agora. Um novo serviço da São Paulo Transportes (SPTrans) acessível via web com versão adaptada para smartphones iPhone e Android permite visualizar os horários e o posicionamento (!) dos ônibus em tempo real. As vantagens são claras: programar-se melhor para esperar menos no ponto, ter mais […]

Ônibus em terminal de São Paulo

Wikimedia

Andar de ônibus na capital paulista ficou mais fácil agora. Um novo serviço da São Paulo Transportes (SPTrans) acessível via web com versão adaptada para smartphones iPhone e Android permite visualizar os horários e o posicionamento (!) dos ônibus em tempo real.

As vantagens são claras: programar-se melhor para esperar menos no ponto, ter mais segurança quanto à pontualidade, ajudar amigos ou parentes novos na cidade… O site fica no http://olhovivo.sptrans.com.br e é bem simples e direto. Na tela inicial há dois campos de busca exclusivos, para pesquisar por número ou nome das linhas. Os resultados mostram as linhas de ônibus que passam no ponto pesquisado, horários e permitem expandir um mapa que aponta a posição dos coletivos em tempo real.

Se a sua preocupação é com a pontualidade e eficiência do sistema, os testes do Estadão irão tranquilizá-lo. Na última sexta a publicação testou o serviço por 35 minutos na Parada Paulista do Corredor Rebouças. Foram 40 ônibus; 7 bateram em cima com a previsão do serviço web, os demais tiveram atrasos ou chegaram mais cedo por muito pouco — coisa de um ou dois minutos. Nos perguntamos por que a mesma tecnologia não é aplicada nos banners digitais que avisam o tempo estimado da chegada de um ônibus — que costumam errar por muito, esquecer ônibus ou simplesmente empacar.

A eficiência se deve à fibra ótica presente nas 160 paradas dos seis chamados “corredores inteligentes”: Santo Amaro, Campo Limpo/Rebouças, Inajar de Sousa, Parelheiros, Pirituba e Expresso Tiradentes. Segundo Mauricio Lima Ferreira, diretor de Gestão de Tecnologia da Informação e Receita da SPTrans, a precisão do serviço é de 67%, mas sobe a 90% quando se adiciona dois minutos de tolerância à chegada/saída dos ônibus.

E para quem parar usa o corredor Campo Limpo/Rebouças, a oferta é ainda melhor: acesso Wi-Fi gratuito. É preciso fazer um cadastro prévio com o uso do CPF e a conexão é limitada a 15 minutos com intervalos de 2 horas, mais que suficiente para consultar que horas e para onde vão os ônibus e, de quebrar, dar uma olhadinha no Twitter ou Facebook.

Alternativas com aplicativos

Se você não quiser acessar o site da SPTrans constantemente, vale a pena baixar um aplicativo para o seu smartphone que oferece a mesma funcionalidade.

Recomendamos o Citymapper, disponível para Android e iPhone, que permite até mesmo salvar seus locais preferidos e definir trajetos diários.

Há outras opções, como o Moovit, também disponível para Android e iPhone.

Ambos os aplicativos são mais completos do que o site da SPTrans. Eles te ajudam a encontrar o trajeto ideal para qualquer viagem de transporte público, incluindo horários de trens e metrôs, sempre com a previsão de chegada. Mesmo que você não saiba qual ônibus pegar, eles indicam a melhor opção e te avisam em qual ponto deve descer.

[Estadão (2), Folha]

Sair da versão mobile