Você já viu alguns vídeos em Timelapse aqui no Giz. Ou vários, cheios de hipérbole nos títulos. Nós adoramos fotos belíssimas coladas umas atrás das outras, nos dando a impressão que o tempo passa rápido demais. Gostamos de timelapses feitos no espaço, que mostram a beleza da Islândia ou as construções rapidíssimas na China. Faltava aqui no Giz um bom exemplar da técnica que mostrasse os ângulos da maior cidade das Américas. Agora nós já temos um, graças a Julio Brunet Rocha. Ele fez e juntou 2.339 fotos de São Paulo em seu ritmo caótico que, timelapsado, fica estonteante.

Vale ir lá no Vimeo para assistir a coisa em HD. O Julio me mandou um e-mail hoje avisando do trabalho dele e explicou que estava se especializando em timelapse (e sabia que nós gostávamos!). Ele inscreveu o vídeo em um concurso em comemoração ao aniversário da cidade, que fez 458 anos esta semana. Fora a câmera e lentes, tudo foi literalmente feito aqui:

Todos os movimentos de camera do video foram feitos com equipamento construido aqui em São Paulo, adaptando sistemas de motores de precisão para a movimentação da camera.

Ficou bem animal. Não sei qual o meu momento favorito do vídeo. Tem a lua descendo incrivelmente, o pôr-do-sol, o balé dos guindastes, as pessoas na Avenida Paulista, o metrô…  São Paulo é uma cidade incrível e maluca. As pessoas daqui normalmente estão correndo (no sentindo figurado, já que o trânsito é bem lento) e raramente param para apreciar a metrópole de outros ângulos. Bom que temos timelapses para isso. Valeu, Julio! [Vimeo]