São Paulo registra temperatura mais baixa que o Alasca

Temperatura em cidades de São Paulo não passou dos 15ºC nesta sexta-feira; locais como Diadema e Santo André foram mais frios que Alasca
São Paulo registra temperatura mais baixa que o Alasca

O calor que faz na China está bem longe da realidade do Centro-Sul do Brasil: nesta sexta-feira (19), São Paulo registrou temperatura mais baixa que as do Alasca –sim, um dos lugares mais frios do mundo. 

Nesta sexta chuvosa, a capital paulista amanheceu sob 8ºC e previsão de máxima de 14ºC. Em cidades como Diadema e Santo André, a mínima chegou a 5ºC. Em Osasco, chegou a 6ºC. Faz mais frio que o clima “quentinho” de 11ºC que faz em Anchorage, a maior cidade do Alasca — onde é época de verão. 

Esta base de reportagem do Gizmodo Brasil está no Rio Grande do Sul e os termômetros registraram 2ºC em Passo Fundo, no início da manhã. Agora à tarde “esquentou”: faz 9ºC. 

Por aqui tivemos registro de chuva congelada em pelo menos sete cidades. Também teve a chamada “neve graupel” – pequenos grânulos de gelo criados a partir de gotas de água sobre flocos de neve – em duas cidades.

O sul de Santa Catarina registrou neve em quatro cidades. Em Bom Jardim da Serra (SC) os termômetros caíram para -6,4ºC durante a madrugada. 

O que está acontecendo?

Tem um motivo para as temperaturas aqui estarem mais baixas que as do Alasca: uma grande frente fria atravessa o Centro-Sul do país. Por isso, temporais e ventanias abrem caminho para o avanço de uma forte massa de ar de origem polar durante o final de semana. 

Belo Horizonte, por exemplo, deve enfrentar 11ºC durante o sábado (20). Já a capital fluminense terá um final de semana com chuva e temperaturas abaixo dos 20ºC. A Defesa Civil já alertou sobre a possibilidade de deslizamentos. No sul, a previsão é de geada. 

Nem mesmo a região Norte fica de fora: em Rondônia e no Acre as temperaturas devem cair ao longo do final de semana. Em Rio Branco, a mínima fica em 18ºC e a máxima em 25ºC. Em Porto Velho, o clima fica entre 20ºC e 27ºC. 

Mas não vamos desanimar: a meteorologista do Climatempo, Maria Clara Sassaki, disse à CNN que a frente fria dura só até segunda-feira (22). “É um sistema passageiro. A partir de segunda-feira já começa a dissipar e a temperatura volta a subir gradativamente”, afirmou – para nossa alegria. 

Assine a newsletter do Giz Brasil

Julia Possa

Julia Possa

Jornalista e mestre em Linguística. Antes trabalhei no Poder360, A Referência e em jornais e emissoras de TV no interior do RS. Curiosa, gosto de falar sobre o lado político das coisas - em especial da tecnologia e cultura. Me acompanhe no Twitter: @juliamzps

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas