Já vimos a Estação Espacial Internacional transitar em frente ao Sol e à Lua, mas passar em frente a Saturno é algo completamente diferente. Bela fotografia!

Os tamanhos e distâncias relativos envolvidos são particularmente interessantes para essa foto composta do trânsito. Saturno é mais de um milhão de vezes maior do que a estação espacial, mas também está a uma distância mais de três milhões de vezes maior. A perspectiva resultante coloca-os praticamente na mesma escala, a estação alongada se estende à largura do planeta dos anéis conforme passa por ele. O resultado é mais ou menos como ver uma criança tentar se esconder atrás de uma árvore esguia.

O astrofotógrafo Julian Wessel se preparou bastante para conseguir a melhor imagem possível. Ele usou o calendário astronômico CalSky para planejar onde ele precisava estar para ter a visão perfeita na hora exata, e então o software planetário Stellarium foi usado para visualizar a imagem. A previsão do tempo para a noite não era a melhor – claro, mas com instabilidade o suficiente para borrar seus alvos. Isso não impediu o rapaz de preparar seu telescópio no dia 15 de janeiro de 2010 e clicar. Funcionou, e o resultado foi esta foto composta fabulosa.

Confira um vídeo em tempo real do trânsito e mais detalhes sobre como a foto foi capturada no vídeo abaixo:

[J.W. Astronomy]

Crédito da imagem: Julian Wessel