Scamander RRV chega em casa, seja por terra ou por água

Antes de falecer, Peter Wheeler (ex-dono da marca britânica de carros esportivos TVR) construiu o Scamander RRV, um carro que poderia carregar quatro pessoas no asfalto, no off-road e também na água: em resumo, ele contruiu o The Homer.

Antes de falecer, Peter Wheeler (ex-dono da marca britânica de carros esportivos TVR) construiu o Scamander RRV, um carro que poderia carregar quatro pessoas no asfalto, no off-road e também na água: em resumo, ele contruiu o The Homer.

Quando Wheeler vendeu a TVR para Nikolai Smolenski, ele viu ali a oportunidade para contruir o carro que ele sempre quis, algo que combinasse a sua paixão por dirigir bem rápido com a sua vontade de ir literalmente a qualquer lugar.

"Muitas pessoas estão cansadas dos carros esporte tradicionais, como os que a Ferrari e a Lamborghini produzem, então eu quis criar uma alternativa", contou Wheeler à EVO Magazine no último mês de novembro. "Eu criei o carro para mim, para ser sincero. Eu gosto de caçar, velejar e dirigir, então criei algo que cobrisse todos estes elementos. Eu chamo de RRV, que significa Rapid Response Vehicle".

A solução de Wheeler para o maior paradoxo veicular que existe foi parecida com a fórmula que ele usou para fazer os carros da TVR tão incríveis: construa-os o mais leves e simples quanto for possível. Em vez de usar tração nas quatro rodas em combinação com um sistema de propulsão aquática em separado, ele colocou pneus de 35 polegadas desenhados para funcionar como os de um trator e pás removíveis nas únicas rodas com tração, as traseiras. O corpo consiste em pelas de plástico recheadas com espuma fixadas a uma banheira central de alumínio. Juntando tudo, isso mantém o peso muito pouco acima de uma tonelada.

Para melhor controle do carro, o motorista senta no centro da carroceria, com espaço para os passageiros ao redor. A visibilidade é melhorada pelo enorme pára-brisas, que tira proveito da localização inteligente das rodas dianteiras, para permitir manobras complicadas em abiente off-road.

Atrás dos passageiros, debaixo de uma grande escotilha de plástico, temos uma cama. Isso dá a dica do verdadeiro propósito do veículo. Para dar um perdido na "estupidez de toda essa babaquice de CO2", Wheeler disse que pretendia classificar o Scamander como um veículo comercial.

Não se sabe o que será do Scamander RRV com a morte de Wheeler. Aparentemente ele estava financiando o projeto inacabado por conta própria, o que significa que não é muito provável que ele jamais entre em produção. O que é uma pena, porque ele tinha grandes planos para o carro.

"Nós estamos desenvolvendo uma unidade de controle remoto, para que você possa controlar o Scamander mesmo quando ninguém estiver a bordo. Você poderá dar a partida nele e fazê-lo ‘nadar’ até o seu barco para te apanhar numa pescaria, por exemplo, ou você poderá fazer o contrário e mandá-lo ir estacionar na praia durante a noite. Será o maior brinquedo a controle remoto do mundo!"

Dê uma olhada na EVO Magazine para mais imagens e teste do Scamander RRV.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas