Após uma jornada de sete meses, a missão ExoMars finalmente pousou em Marte. Lançada pela Agência Espacial Europeia em parceria com a Roscomos (agência espacial russa), a sonda Schiaparelli chegou ao planeta vermelho no começo da tarde desta quarta-feira (19).

Barack Obama está bastante empolgado com a ideia de levar o homem a Marte
Marte foi mais parecido com a Terra do que cientistas pensavam

O pouso não foi dos mais simples: foram seis minutos de atrito intenso com a atmosfera de Marte até a Schiaparelli chegar ao solo às 12h47. O sinal foi perdido por um tempo e os cientistas não sabiam dizer se ela conseguiu tocar o chão, mas logo tudo foi normalizado.

sonda schiaparelli

O que os cientistas ainda não sabem é se a sonda está funcionando como o esperado: os engenheiros ainda vão analisar os dados enviados pela Mars Express, outra sonda europeia que está em Marte desde 2003; e da Mars Reconnaisssance Orbiter, da NASA, para avaliar as condições da Schiaparelli.

A ExoMars é uma missão que pela primeira vez em quatro décadas vai buscar traços de vida em Marte – sejam traços recentes ou vidas passadas. Além disso, a sonda também vai analisar a atividade geológica do planeta vermelho em busca de mais semelhanças com a Terra.

Marte frequentemente é considerado um irmão mais novo da Terra e muitos acreditam que o planeta foi muito mais parecido com o nosso no passado.

[Gizmodo, Mensageiro Sideral]

Imagens por ESA/ATG Medialab