_Cultura

Se você gostou de “Oppenheimer”, assista a estes 3 filmes da Netflix

Separamos 3 opções disponíveis no streaming que devem entreter quem virou fã da história do pai da bomba atômica

filme

Imagem: Divulgação/Netflix

“Oppenheimer”, drama de três horas do diretor Christopher Nolan, chegou às telonas há cerca de quinze dias. A produção, que tem como foco contar a história sobre a criação da bomba atômica durante a 2ª guerra mundial, já arrecadou US$ 425,3 milhões globalmente.

Uma coisa é fato: quem curtiu assistir ao longa-metragem com certeza ficará curioso para conferir outros filmes que abordam a mesma temática. Pensando nisso, o Giz Brasil separou três produções da Netflix para quem gostou de “Oppenheimer”. Se liga só: 

“Nada de Novo no Front” (2022)

Em uma adaptação do romance homônimo de Erich Maria Remarque, a história segue o adolescente Paul Baumer e seus amigos Albert e Muller, que se alistam voluntariamente no exército alemão, movidos por uma onda de fervor patriótico. Mas isso é rapidamente dissipado quando enfrentam a realidade brutal da vida no front. 

“Nada de Novo no Front” conquistou quatro Oscar em 2023, nas categorias: melhor filme internacional, melhor direção de arte, melhor trilha sonora e melhor fotografia.

“O Soldado que Não Existiu” (2021)

Baseado em fatos reais, reconta a história da Operação Carne Moída — ou Operation Mincemeat, no original —, um capítulo bastante peculiar da história da espionagem mundial e que ajudou a atrasar o avanço das forças nazistas na Europa, além de garantir o avanço dos Aliados a oeste do continente.

Em meio a Segunda Guerra Mundial, Ewen Montagu (Colin Firth) é um juiz, espião e oficial da inteligência naval da Inglaterra que planejou a operação Mincemeat, além de ser um dos dois agentes que a executou. Os dois oficiais de inteligência planejaram quebrar o controle mortal de Hitler sobre a Europa com um plano criativo e ousado. 

Na esperança de mudar o curso da Segunda Guerra Mundial e salvar dezenas de milhares de vidas, eles utilizaram um cadáver e documentos falsos para enganar as tropas alemãs.

O Jogo da Imitação” (2014)

“Durante a Segunda Guerra Mundial, o governo britânico montou uma equipe que tem por objetivo quebrar o Enigma, o famoso código que os alemães usam para enviar mensagens aos submarinos. Um de seus integrantes é Alan Turing (Benedict Cumberbatch), um matemático de 27 anos estritamente lógico e focado no trabalho, que tem problemas de relacionamento com praticamente todos à sua volta. 

Não demora muito para que Turing, apesar de sua intransigência, lidere a equipe. Seu grande projeto é construir uma máquina que permita analisar todas as possibilidades de codificação do Enigma em apenas 18 horas, de forma que os ingleses conheçam as ordens enviadas antes que elas sejam executadas. Entretanto, para que o projeto dê certo, Turing terá que aprender a trabalhar em equipe.

Sair da versão mobile