O novo modelo do Momentus XT, da Seagate, agora tem 750GB de armazenamento e está 70% mais rápido. A Seagate diz que o drive tem velocidade de boot e de abertura de programas comparável a SSDs, apesar de ter apenas 8GB de SSD – e tudo por apenas US$280.

Lançada ano passado, a primeira geração do drive Momentus prometia a usuários de PC o que parecia um milagre: eles poderiam ter a velocidade extremamente rápida do SSD a uma fração do preço, e sem os problemas de confiabilidade. SSDs são rápidos, mas eles apresentam falhas e perdem capacidade mais rápido que discos rígidos convencionais – ou HDDs – além de serem mais caros.

A solução da Seagate para esse problema envolve um disco “híbrido”. Isto é, boa parte da capacidade depende de um bom e velho HDD. A diferença, no entanto, está na tecnologia Adaptive Memory da Seagate, que aprende com seus hábitos e armazena os arquivos mais usados na parte SSD do disco, para aproveitar a maior velocidade, e guarda todo o resto no disco rígido/HDD, que tem menor prioridade. A tecnologia é tão boa que minimiza o número de vezes que o computador escreve no SSD, aumentando sua duração. A Seagate dá garantia de cinco anos para o disco híbrido.

O novo modelo do Momentus tem maior capacidade – 750GB, contra os 500GB do modelo anterior – e duas vezes mais espaço no SSD. O Momentus XT também tem novas tecnologias que ajudam o drive a aprender com seus hábitos mais rápido, além de um armazenamento especial para os arquivos de boot da sua máquina – a Seagate promete boot três vezes mais rápido que em um HDD. A segunda geração do Momentus XT está à venda em lojas online, como Amazon e CDW, por cerca de US$280. [Seagate]