Quando se trata de fazer coisas no smartphone, sempre é possível ir mais rápido. E o Android possui alguns truques que podem tornar você mais eficiente. Talvez você conheça alguns deles, mas não use; ou talvez eles sejam novos para você. Qualquer que seja o seu caso, vale a pena conferir estes sete atalhos para economizar tempo no sistema do Google.

Use o operador intitle: para encontrar o app que você está procurando

atalhos android (3)

Na Play Store, o Google vem melhorando os resultados de busca, mas nem sempre o app que você procura está na primeira posição. Como fazer buscas melhores? Basta usar o operador intitle: com o nome do app: por exemplo, intitle:banco. Você também pode usar allintitle: para procurar várias palavras de uma só vez, como em allintitle:angry birds.

Use o teclado padrão do Android para expansão de texto

atalhos android (4)

Expansão de texto significa usar uma combinação de letras para digitar palavras (ou frases) de forma automática. Por exemplo, “gz” vira “Gizmodo Brasil”, e “@@” vira “seuendereço@email.com.br” – você cria o atalho.

Isto é bem comum em computadores, mas funciona no Android também – desde que você use o teclado padrão. Vá até Configurações > Idioma e entrada > Dicionários pessoais e toque no botão + para adicionar uma palavra. Digite o termo (“seuendereço@email.com.br”) e coloque as letras no campo Atalho (“@@”). Pronto!

Em alguns lugares, a expansão de texto é desativada e os atalhos não funcionam, mas na maioria dos casos, eles podem ajudar você a digitar termos repetitivos ou longos.

Vá direto às “Informações do aplicativo” arrastando o ícone para a tela inicial

atalhos android (2)

Este é outro truque presente inclusive no Android padrão. Às vezes você precisa ir às configurações do Android para deletar o cache de um app, por exemplo, ou desinstalá-lo. Normalmente, você teria que navegar por menus e listas até chegar nisso.

Em vez disso, faça o seguinte: abra a gaveta de apps, arraste o ícone para a tela inicial, e você verá a opção “Informações do aplicativo” na parte de cima. Arraste o ícone para lá, e solte: você irá direto para as configurações desse app.

Algumas skins de Android não possuem essa função, mas ela existe em muitos launchers de terceiros. Se seu smartphone não tiver o atalho, use o Nova Launcher.

Ignore ligações usando mensagens de texto

atalhos android (1)

É fácil esquecer que esta função existe, porque geralmente não exploramos a interface de usuário quando recebemos uma ligação. No entanto, a maioria dos smartphones Android consegue enviar um SMS para quem te ligar, com uma resposta pronta – “já te ligo” ou “me liga depois”.

No Android padrão, você pode fazer isso deslizando para cima ao receber uma chamada (em vez de deslizar para a esquerda ou direita). Então basta escolher uma das mensagens, e o celular a envia automaticamente.

Use a foto de um contato para ligar, enviar mensagem ou receber rotas

atalhos android (2)

Esta função é tão antiga que muitos usuários do Android talvez nem saibam que ela existe. Em muitos apps – incluindo o discador, contatos, Gmail, mensagens e outros – você verá uma pequena seta no canto das fotos dos contatos. Isso significa que você pode tocar na foto e receber opções de como entrar em contato com ele. E, se você tiver o endereço armazenado no contato, ele abre o Google Maps (ou outro app de mapas) onde você pode obter direções até lá.

Esta é uma das funções que recompensam quem mantém os contatos em ordem. Se os seus forem uma bagunça, vale a pena fazer uma limpeza e eliminar os contatos duplicados com esta dica.

Adicione widgets de contatos, favoritos e rotas

atalhos android (3)

Para levar a dica anterior um pouco mais longe, você pode adicionar widgets de contatos na sua tela inicial. Os widgets 1×1 também podem ser adicionados em uma pasta. Dessa forma, bastam alguns toques para você entrar em contato com essas pessoas.

Você também pode criar widgets para bookmarks, rotas frequentes em mapas, arquivos do Google Drive, pastas do Dropbox, marcadores do Gmail, submenus das configurações e muito mais.

Se você for um veterano do Android, deve conhecer esse recurso como “atalhos”. Alguns smartphones ainda o chamam assim, escondendo-os em categorias diferentes; mas parece que o Google está abandonando esse termo e o misturando com widgets.