Tecnologia

Sem fazer alarde, Amazon mata recurso Watch Party do Prime Video

Alguém notou? Prime Video pode ter tirado recurso Watch Party para assistir a filmes e séries em conjunto na pandemia há 5 meses
Imagem: Thibault Penin/Unsplash/Reprodução

Após estrear em dezembro de 2020 no Brasil, no auge do isolamento social durante a pandemia de Covid-19, o Watch Party sumiu do Amazon Prime Video. O recurso, que começou aqui quase cinco meses depois do exterior,  possibilitava assistir filmes e séries em conjunto com outras pessoas. Mesmo estando em lugares diferentes.

Sumiu há 5 meses

whatsapp invite banner

Usuários relataram a ausência da ferramenta há algum tempo, como noticiou o Android Authority esta semana. De acordo com comentários no Reddit, a exclusão do Watch Party já pode ter mais de cinco meses. Porém, tudo aconteceu de forma silenciosa, e a plataforma não informou que descontinuaria a opção.

O Android Authority também especula que o recurso tenha sido removido gradualmente das contas. Além disso, há suspeitas de que a Amazon possa ter retirado a ferramenta devido à baixa adesão dos usuários do streaming. Até agora, a empresa preferiu não se pronunciar sobre a mudança.

O Watch Party da Amazon funcionava através de um link gerado por um usuário, que controla a exibição, para outras pessoas, com o limite de até 100 participantes. Contudo, o recurso só funcionava em navegadores para desktop (exceto o Safari), embora fosse possível driblar isso utilizando extensões do Chrome. Além disso, também era possível transmitir o conteúdo ao vivo pelo Twitch, propriedade da Amazon, em “Sessões em Grupo”.

Apesar de outros programas e plug-ins serem capazes de realizar transmissões de filmes e séries da mesma forma, a função de compartilhamento de tela é mais segura dentro dos streamings, sem risco de exposição de dados como o acesso da conta para terceiros, por exemplo.

Disney+ também encerrou

Vale lembrar que o Prime Video não é a única plataforma que optou por encerrar o Watch Party. Em setembro passado, o Disney+ também descontinuou seu recurso de assistir a conteúdos com amigos em locais distintos. No entanto, ainda há outras opções para quem deseja compartilhar seus programas favoritos com mais pessoas. Veja nesta lista do Giz Brasil.

Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas