Margot Robbie pode ter ficado sem indicações ao Oscar por sua atuação em “Barbie”, mas a atriz vai receber o Prêmio AACTA Trailblaze, da Academia Australiana de Cinema e Televisão. E a cerimônia vai acontecer na sua cidade natal, Gold Coast.
A australiana foi escolhida pelo impacto na arte cinematográfica, por “moldar narrativas e desafiar as normas da indústria”, segundo o anúncio da AACTA.
“Seu compromisso em capacitar as mulheres no cinema, combinado com seu talento e visão de negócios, solidifica Robbie como uma figura influente no mundo do entretenimento e uma merecida ganhadora do Prêmio AACTA Trailblazer de 2024.”
O prêmio ainda lembrou do feito de “Barbie”, no qual Margot Robbie foi a protagonista e a produtora-executiva. O filme foi o primeiro dirigido por uma mulher (Greta Gerwig) a alcançar U$ 1 bilhão em bilheteria.
“Em seu papel de atriz principal e produtora, Robbie rompeu com os estereótipos convencionais e ofereceu uma narrativa feminina empoderadora”, destacou o comunicado.
Margot Robbie agradeceu pela honraria e por voltar “à sua casa” com o prêmio.
“Estou realmente honrada em aceitar o prêmio AACTA Trailblazer, especialmente em minha cidade natal, na Gold Coast. A Austrália sempre foi minha força de base e receber esse reconhecimento aqui é incrivelmente especial. Acredito no poder da narrativa e no impacto que ela pode ter na formação da cultura e na inspiração de outras pessoas. Este prêmio é uma prova do incrível talento e dedicação de todos os envolvidos na comunidade cinematográfica, e estou emocionado por fazer parte disso.”
O Prêmio AACTA Trailblazer de 2024 é dedicado a australianos que inspiraram outros devido ao seu trabalho. A cerimônia acontece no dia 10 de fevereiro.
Margot Robbie e a equipe de “Barbie” conquistaram a inédita categoria de Conquista Cinematográfica e de Bilheteria no Globo de Ouro deste ano, dedicada a filmes que causam impacto no setor.