Quando acontece a semana do consumidor 2024
A semana do consumidor 2024 está chegando e é uma ótima oportunidade para quem quer comprar os produtos mais importantes de sua lista de desejo com preços mais acessíveis.
O evento anual será comemorado no dia 15 de março deste ano. Esta é uma ocasião onde algumas das principais redes de lojas físicas e portais de e-commerce que atuam do Brasil fazem ofertas especiais em produtos dos segmentos de eletrônicos, roupas, beleza, papelaria, áudio, livros, entre outros.
Semana do consumidor 2024 no Mercado Livre
A maioria dos lojistas baseados no pais oferecerá condições especiais entre 14 e 20 de março, mas outras empresa podem oferecer as promoções em um período flexível. O Mercado Livre, por exemplo, já começou com as ofertas da semana do consumidor na última segunda-feira (04) e continuará oferecendo produtos a preços mais baixos até o dia 17 de março.
Semana do consumidor 2024 na Amazon
Já na Amazon, o período de condições especiais vai de 11 a 17 de março. De acordo com as informações divulgadas pela empresa, os descontos vão chegar a 60% e as compras poderão ser parceladas em até 10 vezes sem juros — lembrando que assinantes do Prime ainda recebem frete grátis em entregas para todo o Brasil.
O evento pode ser especialmente vantajoso para consumidores que desejam trocar de smartphone ou adquirir produtos eletrônicos em geral, como fones de ouvido, relógios inteligentes e carregadores de celular sem fio, por exemplo, uma vez que benefícios como cupons de desconto e até cashback são bastante comuns.
Baixou mais de 4 mil: iPhone 13 com 256 GB em oferta na Amazon
Vassoura é coisa do passado: aspirador robô Wap custa menos de R$ 450 no Pix
Economize quase R$ 300 e parcele em 10x este monitor 75Hz
Origens do Dia do Consumidor
A data faz referência a um discurso histórico do presidente americano John F. Kennedy no Congresso Americano. Em 15 de março de 1962, o então chefe de estado defendeu os direitos fundamentais dos consumidores na frente de congressistas dos EUA. O dia é considerado um marco para consumidores em todo o ocidente.
O Brasil também tem um conjunto bem definido de diretrizes que protegem o consumidor que adquire quaisquer tipos de bens dentro dos limites do país. Essas regras são estabelecidos pelo Código de Defesa do Consumidor, que vigora desde a década de 90 e o cumprimento de suas normas é fiscalizado de perto por órgãos de defesa como os Procons, que possuem representações em cada uma das vinte e sete unidades federativas brasileiras.
Acompanhe os descontos da Semana do Consumidor 2014 pelo Guia de Oferta da Giz.