Desde o lançamento do iPhone 5S há algumas semanas, ouvimos alguns relatos de sensores como o giroscópio, bússola e acelerômetro que não funcionam direito em alguns dispositivos. E confirmamos as falhas deste novo iPhone em um dos nossos aparelhos. Não é apenas ruim, é constrangedor.

Testamos dois iPhones 5S rodando a versão mais recente do iOS 7 contra um iPhone 5, assim como ferramentas do mundo real que serviram de inspiração para os sensores. Na maior parte dos casos, usamos apps nativos do iPhone para medir, supondo que a Apple calibrou corretamente o hardware para funcionar com o software. Estávamos errados.


Nível

original

No GIF e na imagem acima, você vê uma ilustração da diferença entre o inclinômetro interno do iPhone 5S e uma ferramenta real de medição de inclinação. A leitura de nível no iPhone 5S mostrou uma diferença de 2 a 3 graus nos nossos testes, enquanto outros usuários relatam diferenças entre 4 e 6 graus. Fizemos o mesmo teste com um iPhone 5 e a leitura foi quase perfeita, indicando que o hardware é ao menos em partes o culpado. Isso significa que uma correção não é tão simples como uma atualização de software.

original (1)

Também fizemos os testes usando o app gratuito iHandy Level, e os resultados foram parecidos.

Dois graus pode não parecer muito, mas é uma falha bem grande. Se você quiser usar para montar uma prateleira, tudo pode acabar caindo no chão por ela estar inclinada demais.


Giroscópio

Assim como as medidas simples do inclinômetro, a leitura do giroscópio do iPhone 5S mostra uma grande discrepância entre o iPhone 5 e o iPhone 5S. Isso não deveria ser surpreendente já que é a mesma peça de hardware do inclinômetro, mas com uma terceira dimensão. Abaixo está o que acontece quando usei os dois smartphones em uma mesa plana. O iPhone 5 percebe o nível, enquanto o iPhone 5S mostra uma diferença de 3 graus.

original (2)

O problema? Este giroscópio problemático prejudica os jogos. Veja uma partida de Real Racing 3. A luz verde acende, o carro vai para a esquerda. Sem mexer no smartphone.

original


Bússola

ku-xlarge

Este teste foi um pouco mais complicado, já que os números nos dois smartphones mudaram muito. Após algumas tentativas, a diferença entre eles ficou entre 8 e 10 graus. Vale notar que o app da bússola estava propenso a travar a qualquer momento ou dar leituras frouxas que só poderiam ser corrigidas fechando e abrindo novamente o app.

Ao comparar as medidas com uma bússola de verdade, porém, nenhum dos iPhones conseguiu a mesma precisão, apesar do iPhone 5 ter um resultado mais próximo da ferramenta.

original (3)

Não é como se ele enviasse você para oeste em vez de leste, mas para apps de mapeamento detalhado ou de traçar rotas, uma disparidade de 10 graus pode causar um grande impacto. Você provavelmente não vai querer usar o iPhone para ajudar a caminhar em uma floresta ou navegar no mar.


Acelerômetro

original (18)

Fizemos um rápido teste com os dados de acelerômetro do novo iPhone, e resultados preliminares indicaram que o 5S registra muito mais movimento latente do que o iPhone 5. As imagens acima mostram a leitura do acelerômetro em ambos os smartphones posicionados em uma mesa plana. Nossos testes não foram conclusivos, mas vale destacá-los por causa da discrepância dos testes feitos com outros sensores.

Novamente, isso pode prejudicar jogos, assim como leituras em apps de exercício, e é uma parte especialmente infeliz do aparelho dada a forma como a Apple destaca o processador de atividades M7 (mais sobre as implicações de hardware abaixo).


O que acontece, e qual é a solução?

Os problemas de medida do iPhone 5S podem ser causados tanto por hardware quanto por software, e se você parar para ler os relatos de usuários neste enorme tópico do MacRumors, verá que há argumentos para culpar os dois lados.

O problema aparentemente é bem comum, mas afeta diferentes iPhones de formas diferentes. Se eles fossem consistentes – como, por exemplo, se a diferença de 2 graus na bússola valesse para todos – seria bem fácil botar a culpa no iOS 7. A solução para o problema dos sensores seria, então, simples como uma atualização de software para calibrá-los com mais precisão.

Como richard371 apontou no tópico do MacRumors, porém, a inconsistência do problema sugere – e o fato dele não aparecer no iPhone 5 rodando o iOS 7 – que o hardware não foi devidamente calibrado na fábrica, e significa que milhões de aparelhos pelo mundo não funcionem direito. É um problema enorme. (Alguns usuários afirmaram que conseguiram trocar o aparelho por outro em lojas – mas alguns deles também disseram que trocaram um aparelho com defeito por outro com defeito).

Se de fato é um problema de hardware, a Apple provavelmente vai silenciosamente corrigir a falha nas próximas unidades produzidas do 5S, o que ainda deixará milhões de unidades com defeito em circulação. É possível que a empresa libere uma ferramente de calibração ou uma correção de software para ligar com o desempenho inconsistente de hardware, mas é bem pouco provável que a empresa pegue todos os aparelhos de volta (ou que muitas pessoas percebam ou se importem o suficiente para trocar o dispositivo).

De qualquer forma, é um problema, seja você um gamer, ou alguém que quer ajuda do aparelho para instalar uma prateleira na sua casa, ou até mesmo alguém que quer apenas um dispositivo que funcione da maneira como deveria.

Fotos por Nick Stango.