A Apple desistiu dos planos de lançar uma nova geração do iPhone SE no próximo ano. Pelo menos, é o que aponta um rumor revelado por Ming-Chi Kuo – um conhecido (e confiável) vazador de informações sobre novos produtos com a marca da maçã.
Há cerca de um mês, Kuo já ventilava o rumor de que o iPhone de baixo custo poderia ser cancelado ou, pelo menos, adiado. Porém, a partir de novas informações sobre a cadeia global de suprimentos da empresa, ele disse em seu blog pessoal que a produção do próximo iPhone SE está, de fato, cancelada.
A suspeita é que as vendas do pequeno aparelho estejam abaixo das expectativas. Em março de 2022, Kuo também já informava que a Apple estava diminuindo a produção do iPhone SE apenas algumas semanas após o seu lançamento.
Vale lembrar que a empresa também tomou a decisão no ano passado de encerrar a produção dos aparelhos “Mini”, por não apresentarem um bom desempenho nas vendas. O modelo foi substituído pelo iPhone 14 Plus – uma versão com tela maior do básico iPhone 14.
Acredita-se que a baixa procura por aparelhos com telas menores seja um reflexo da pandemia. Como as pessoas passaram a depender mais do celular para lazer, trabalhar ou estudar, durante e após a quarentena, é natural que eles prefiram um aparelho com display maior.
Soma-se a isso o fato de que a Apple e outras Big Techs passam por um momento difícil em seus balanços financeiros. Portanto, é compreensível que a empresa não esteja com pressa para fabricar um modelo que não vem rendendo muito dinheiro.
Por outro lado, o cancelamento do próximo iPhone SE é uma boa notícia para a fabricante de chips Qualcomm. Inicialmente, a Apple esperava testar o seu próprio modem 5G no celular de baixo custo, antes de ser adotado em sua linha principal de iPhones. Porém, com a mudança de planos, é provável que o iPhone 16, de 2024, ainda utilize os modems da Qualcomm, pontou o The Verge.