A manutenção de um site é um eterno trabalho. Nunca acaba. Por mais estável que a estrutura seja e o conteúdo, bem resolvido, é preciso investir, sempre. Os clientes não surgem do nada; eles precisam ser levados até o site.
Os buscadores possuem sistemas, conhecidos como “spiders” e “crawlers”, que varrem a web para indexar páginas. É assim que, sem esforço algum de sua parte, o site lançado ontem já aparece no índice do Google. É de interesse, do Google e de todos os buscadores, terem a maior quantidade possível de sites catalogados. Mas eles fazem o básico. Para atrair visitas, é cada um por si.
Antes, o básico: hospede seu site em um servidor confiável e rápido. Recentemente o Google anunciou que a velocidade com que um site carrega é, sim, um critério válido na hora de definir o posicionamento de um site na lista de resultados.
Com o site, rápido e estável, no ar, é hora de investir nos diferenciais. Uma forma de angariar novos visitantes e clientes rapidamente, sem depender do humor dos buscadores, é com anúncios pagos. O Google, maior buscador do mundo, oferece um programa chamado AdWords. Ele é relativamente simples, mas demanda atenção e cuidados — é preciso escolher as palavras-chave corretas, monitorar métricas e fazer adaptações no plano. Se você não tem tempo ou disposição para aprender tudo isso, pode terceirizar a tarefa para quem entende.
A Locaweb oferece o gerenciamento de contas AdWords. O serviço deixa a cargo dos profissionais de lá as tarefas de criar, monitorar e gerenciar suas campanhas no Google. Você colhe os resultados pagando pouco por isso e sem se estressar. Não deixe de conferir, também,o novo Email Marketing — uma excelente forma de fidelizar clientes.