Nas últimas semanas, usuários do Google Drive se queixaram de um bug que fez arquivos da nuvem desaparecerem. Mas agora, o Google liberou um procedimento para ajudar a recuperar as informações. O tutorial se encontra no site de suporte do serviço de armazenamento, de acordo com o The Verge.
No documento, o Google aponta que a solução é voltada para o “pequeno subconjunto de usuários do Drive para computador na versão 84 que teve problemas para acessar arquivos locais que ainda não foram sincronizados com o Drive”. Então, na sequência, a empresa oferece soluções para recuperar os arquivos.
Google explica como recuperar arquivos perdidos
Uma das opções para recuperar arquivos é através do aplicativo do Google Drive para macOS e Windows. Para isso, o usuário precisa atualizar o software para a versão 85 e realizar o seguinte procedimento:
- Abra o app do Google Drive no computador;
- Na barra de menus (macOS) ou na barra de tarefas (Windows), clique no ícone do Google Drive;
- Pressione e segure Shift no teclado e clique no ícone de engrenagem;
- Escolha a opção “Recuperar arquivos dos backups”.
Em seguida, o Google irá verificar se há cópias de segurança disponíveis. Caso exista, o aplicativo vai avisar que a recuperação iniciou e vai oferecer um desses resultados:
- “Recuperação completa”: os arquivos foram restaurados com sucesso;
- “Espaço de disco insuficiente”: requer mais espaço no armazenamento do computador para fazer a recuperação do backup.
Enfim, ao completar o procedimento, os arquivos que não foram sincronizados serão guardados na pasta “Google Drive Recovery”. Além disso, o Google também dá outros procedimentos mais avançados para recuperar os arquivos. Em um deles, é possível realizar o processo pelo terminal do Windows ou do macOS.
Confira todos os procedimentos na página de suporte.
Usuários do Google Drive relatam sumiço de arquivos
O episódio dá sequência ao caso iniciado no fim de novembro. Na ocasião, usuários do Drive relataram que seus arquivos desapareceram. Em alguns casos, o armazenamento na nuvem retornou ao mesmo estado que estava seis meses atrás.
Ao Giz Brasil, um porta-voz do Google confirmou o bug no dia 27 de novembro. “Estamos investigando relatos de um problema que afeta um subconjunto limitado de usuários do Drive”, afirmou.