Com o Instagram, virou moda compartilhar fotos com filtros retrô. Mas talvez você queira ver as imagens originais, com as cores intactas. Como? O app Normalize para iOS faz justamente isto para quem não é fã de filtros.

Os filtros de Instagram não ficam em cima da imagem original, esperando para serem removidos. Quando você aplica o filtro, você muda o arquivo original, ou seja: o Normalize precisa editar a foto – assim como o Instagram – mas com um propósito diferente.

Isto também significa que você pode usar o Normalize em fotos sem filtro: por exemplo, para dar a elas um pouco de equilíbrio nas cores – a menos que você queira manter as imperfeições intactas, claro.

A melhor parte do Normalize é sua simplicidade. O app faz seu trabalho sem exigir um monte de configurações. Dito isto, se uma foto estiver com um filtro tão forte que a faça perder qualidade, aí não há muito que o app possa fazer. Mas na maioria das vezes, ele deve lhe servir bem.

Se você quiser conhecer mais sobre os algoritmos anti-Instagram, visite o blog do Joe Macirowski, que criou o app. Se você quiser experimentar o app, ele custa US$0,99 na App Store. [via Cult of Mac]