Sim, Opera e Yahoo têm plataformas de SmartTV – e elas chegaram ao Brasil

Algumas fabricantes de TV fazem sua própria plataforma de SmartTV, o que nem sempre dá certo. Outras preferem usar software de terceiros, como a Google TV, que ainda está longe de decolar. E ainda há outras opções: o Brasil agora recebe TVs com plataformas do Opera e Yahoo. Como assim, você não sabia que Opera […]

Algumas fabricantes de TV fazem sua própria plataforma de SmartTV, o que nem sempre dá certo. Outras preferem usar software de terceiros, como a Google TV, que ainda está longe de decolar. E ainda há outras opções: o Brasil agora recebe TVs com plataformas do Opera e Yahoo.

Como assim, você não sabia que Opera e Yahoo têm plataforma para TV?

A Opera TV Store foi lançada em janeiro, e permite rodar apps em HTML5 na tela grande, que se adaptam ao tamanho e resolução da tela. Você navega pela interface usando o direcional do seu controle remoto. Aos desenvolvedores, a Opera recomenda uma experiência “sem interações complexas, que requeiram digitar ou buscar”. Ou seja, o foco fica longe do navegador Opera: o mais importante é sua engine para rodar os webapps.

 

A Sony anunciou esta semana que fechou parceria com a Opera para trazer sua TV Store ao Brasil. Dessa forma, “televisores, reprodutores de Blu-ray e Home Theaters conectados à internet da Sony” já podem ter acesso à loja.

E o que traz a Opera TV Store? Além de apps presentes desde seu lançamento, como Facebook, AccuWeather e Vimeo, há apps de conteúdo nacional, como Terra e iG. Você pode baixar mais apps, é claro, mas você realmente precisa de notícias ou Facebook numa tela de 30, 40 ou 50 polegadas?

Com isso, TVs da Sony terão duas plataformas de apps: ainda há a Sony Entertainment Network, com cerca de 50 apps, incluindo o serviço Crackle de filmes grátis, redes sociais e outros. E a Sony ainda vai lançar uma set-top box com Google TV no Brasil. É plataforma demais.

 

A Yahoo Connected TV, por sua vez, já existe há cinco anos nos EUA, mas não ganhou muito espaço porque, bem, a empresa era uma bagunça. (Com a Marissa Mayer no comando, parece que as coisas estão melhorando.)

No Brasil, Philco e AOC firmaram parceria para embutir a YCTV em seus aparelhos – que já estão disponíveis no mercado, segundo o próprio Yahoo. Elas virão com o conteúdo local deles, como Notícias, Finanças e Tempo, além de redes sociais como Twitter, Facebook e Flickr. Você pode baixar mais widgets se quiser.

Com o terrível slogan “A Revolução da Internet Será Televisionada®”, o Yahoo promete trazer o melhor da web para a TV. Mas em vez de webapps, a Connected TV coloca widgets na lateral esquerda, que podem expandir seu conteúdo no restante da tela. Você navega entre widgets através do dock na parte inferior. E você controla tudo através de apps para smartphones e tablets Android, ou através do controle remoto.

 

A Yahoo Connected TV requer apps desenvolvidos com um SDK próprio (usando JavaScript e XML). Este não é o caso na Opera TV Store: como ela só tem apps em HTML5, não há um SDK específico para ela – apenas um emulador, para ver como seu app ficará na TV. Mas você ainda precisa enviar o app para a Opera, que avalia se ele entrará na TV Store ou não.

O cenário das SmartTVs hoje está terrivelmente fragmentado: cada fabricante tem sua plataforma, mais as criadas por quem sempre trabalhou com software (ou conteúdo, no caso do Yahoo). Isso significa dor de cabeça para desenvolvedores, muitas formas de controlar a TV, e mil interfaces – várias malfeitas – disponíveis por aí. Pelo visto, parece que isso não vai acabar tão cedo. [Opera e Yahoo via Valor]

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