A BBC solicitou a reprodução de uma simulação de vôo do incidente quase miraculoso da US Airways que aconteceu na semana passada. Então, caso você esteja curioso, é desse jeito que se pilota um avião comercial para dentro de um rio.

Esta representação digital mostra para você quão rapidamente os eventos aconteceram, e quão rapidamente a tripulação reagiu. Outra questão levantada por esse vídeo, apesar de não tanto quanto eu teria gostado: enquanto o sucesso desse pouso se deveu em boa parte à pura habilidade do piloto, pilotar um avião como esse é tão parecido com rodar um terminal de computador quanto pilotar um caça.

Se a câmera do simulador estivesse um pouco menos próxima, a complexidade absoluta do painel de controle do Airbus A320 teria aparecido. Foi uma noção afiada de espaço e habilidades de pilotagem fantásticas que aterrissaram os passageiros em segurança, sem dúvida, mas também um comando magistral dos muitos subsistemas do avião, inclusive o mecanismo vital de vedação da fuselagem. Pra você ter idéia de quão perfeita foi essa aterrissagem, a BBC também inclui um vídeo do que pode acontecer quando um avião pousa na água de maneira errada (dica: morte). [BBC via Neatorama]