A Siri já está nos iPhones e iPads há um tempinho, mas nada de falar português para bater um papo e dar uma ajudinha para nós, brasileiros. Mas isso deve mudar em breve: a versão beta 2 do iOS 8.3, disponibilizada ontem para desenvolvedores, ganhou suporte ao idioma. Finalmente!

A adição não chega a ser uma surpresa: em junho do ano passado, a Apple anunciou uma vaga de emprego com o título “Engenheiro de Idiomas da Siri (Localização de Serviços na Nuvem) – Português do Brasil”. E não espere receber tão logo a atualização: a versão mais recente do iOS disponível para o público é a 8.1.3, ou seja, vai demorar um pouco até chegar na 8.3. Uma coisa que pode acelerar a chegada é o programa de beta público do iOS que, segundo o 9to5Mac, deve ser lançado em breve.

Além de ter aprendido nossa língua para responder ao comando “E aí Siri”, a assistente também ganhou suporte a russo, dinamarquês, holandês, sueco, tailandês, turco e inglês para Índia. Outras novidades incluem suporte wireless ao CarPlay e 300 novos emojis, incluindo carinhas étnicas e bandeiras de mais países (incluindo o Brasil!). O programa público de testes da Apple deve chegar em março, já com o beta do iOS 8.3. [9to5Mac, Tecnoblog, MacMagazine]