Site com o domínio “bolsonaro.com.br” é alvo de trolagem

Site "bolsonaro.com.br" era usado para divulgar ações do governo; agora, domínio diz que presidente é "ameaça ao Brasil"
Site com o domínio "bolsonaro.com.br" é alvo de trolagem
Imagem: bolsonaro.com.br/Reprodução

O domínio “bolsonaro.com.br”, antes usado para divulgar ações do governo, está sendo usado para propagar críticas ao presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL). Ao entrar no site, uma imagem compara o político com o líder nazista alemão Adolf Hitler. Está escrito: “Ameaça ao Brasil”. 

whatsapp invite banner

A home possui links que direcionam para páginas de processos e notícias com críticas ao presidente sob o título “Planos para subverter o poder”. Ali, estão subtítulos como “Corrosão das eleições”, “Violência e ódio” e “Disseminação de desinformação”. 

Em 2020, uma reportagem da Folha de S.Paulo mostrou que o site pertencia a uma empresa do Distrito Federal. À época, o domínio mostrava ações de Bolsonaro e de seu governo. Em 11 de agosto, o registro do domínio mudou, como apurou o site UOL

Até às 12h30 desta quarta-feira (31), o site permanecia no ar. O suposto criador, que disponibilizou seu Twitter na aba “Contato”, publicou o endereço do site na rede no último domingo (28). 

Essa é a única postagem do perfil, que segue apenas 11 pessoas. São elas: os candidatos André Janones, Marcelo Freixo, Eduardo Bolsonaro, Simone Tebet, Jair Bolsonaro, Ciro Gomes e Luiz Inácio Lula da Silva. 

Os filhos de Bolsonaro que não concorrem em 2022, Flávio e Carlos, também estão entre os seguidores, assim como o jornalista Reinaldo Azevedo e a cantora Anitta. O Twitter informa que a conta foi criada em janeiro de 2019. 

Bolsonaro não se posicionou

No site, ao final da página está escrito: “Este site não é administrado e nem pertence à família Bolsonaro”. Na aba “Sobre”, escreve: “Este site é uma galeria de arte digital e acervo jornalístico relacionado à família Bolsonaro”. 

Até a publicação deste texto (13h de quarta-feira, 31 de agosto), o presidente não se manifestou sobre as informações no site. O Gizmodo Brasil pediu o posicionamento do Planalto, mas ainda não obteve resposta. Assim que isso acontecer, atualizaremos a reportagem. 

Bolsonaro enfrenta a alta rejeição na sua tentativa de reeleição à presidência. A pesquisa Datafolha de agosto mostrou que 51% dos eleitores não pretendem votar no atual presidente. Seu principal concorrente, o ex-presidente Lula (PT), tem 37% da rejeição do eleitorado.

Assine a newsletter do Giz Brasil

Julia Possa

Julia Possa

Jornalista e mestre em Linguística. Antes trabalhei no Poder360, A Referência e em jornais e emissoras de TV no interior do RS. Curiosa, gosto de falar sobre o lado político das coisas - em especial da tecnologia e cultura. Me acompanhe no Twitter: @juliamzps

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas