Site “The World Talks” cria encontro mundial online para falar de qualquer coisa
Um evento para falar sobre… tudo: esse é o “The World Talks”, encontro global inédito que propõe um diálogo bilateral entre pessoas do mundo todo sobre, literalmente, qualquer assunto.
A proposta é reunir pessoas de diversos países para trocar ideias, histórias e perspectivas sobre coisas que tenham em comum. Não é preciso ser um líder ou um chefe de governo: todos os cidadãos podem se inscrever para participar, inclusive eu e você.
O encontro está agendado para o próximo dia 25 de junho e é possível fazer a inscrição neste site, de graça. O único requisito é ter uma boa conexão de internet e saber inglês, porque todas as conversas serão nessa língua por videoconferência.
Qual é o objetivo?
O “World Talks” é uma proposta da organização sem fins lucrativos My Country Talks, criada pelo jornal alemão Zeit Online. A ideia é fazer com que pessoas com ideias divergentes e de diferentes partes do mundo se conectem para discutir questões globais, como as mudanças climáticas, migração, igualdade de gênero e polarização política, por exemplo.
“Nossa metodologia comprovada cientificamente pode reduzir a polarização e criar empatia por meio do poder do diálogo”, diz a organização, em seu site.
Como vai funcionar?
Na inscrição, os organizadores do evento pedem que os participantes respondam a oito perguntas sobre o que pensam sobre o mundo de hoje. Com base nas respostas, um software vai identificar pares ideais para desenrolar a conversa.
Cada participante receberá um e-mail com seu futuro companheiro de diálogo. Se os dois se aceitarem mutuamente, eles terão acesso ao contato um do outro para que possam sentar e conversar frente a frente, em 25 de junho.
“Você será emparelhado com alguém com uma visão política diferente de outro país”, diz o site do evento. “O software My Country Talks combina você automaticamente com base na maneira como você responde à pesquisa de registro e com base no local que você fornece ao se inscrever”.
Depois desse contato, os participantes do “World Talks” poderão combinar qual o melhor horário e plataforma para conversarem, como o Zoom e Skype, por exemplo.
“Você e seu parceiro terão uma conversa não moderada e privada. Isso pode parecer intimidador, mas não se sinta pressionado. O objetivo é simplesmente criar uma conversa aberta entre duas pessoas que provavelmente nunca se encontrariam de outra forma”, afirmam os organizadores.