O SkyDrive é um ótimo serviço de armazenamento na nuvem, e não recebe a atenção que merece. A menos, é claro, que ele seja processado pela British Sky Broadcasting Group por causa do nome. Mas agora o SkyDrive será chamado de OneDrive. Será que assim a Microsoft evita um processo?

A BSkyB oferece serviços de telefone, banda larga e TV paga, e é bastante conhecida no Reino Unido. Infelizmente, parece que o grupo britânico quer colocar “Sky” na frente de qualquer palavra. Por isso, a Microsoft teve que trocar o nome do SkyDrive no mundo inteiro.

No Brasil, alguns levantaram a suspeita de que a Microsoft comprou a marca OneDrive no Brasil. Afinal, no dia 24 deste mês, a Locaweb anunciou que “a solução de armazenamento, backup online e compartilhamento de informações passa a se chamar GoDrive, antigo OneDrive”. A Locaweb diz ao Gizmodo Brasil:

Houve sim um acordo entre a Microsoft e a Locaweb, pois a Microsoft já havia comprado as patentes do OneDrive pelo mundo para trabalhar com a sua solução, e faltava fechar apenas a transação no Brasil para que toda a divulgação pudesse ser realizada.

Nós esperamos que a Microsoft tenha usado seus inúmeros advogados para aprovar o nome “OneDrive” e evitar problemas. Só que a empresa usava o nome SkyDrive há mais de seis anos! Fora toda aquela complicação com o termo Metro, que pertence a uma rede alemã de supermercados.

Por isso, continuamos preocupados com o nome “OneDrive”, especialmente tendo em conta a lista de entidades que adotam o termo One:

Sim, a empresa americana KLD Energy Technologies tem um sistema chamado oneDrive, com um motor diferenciado para veículos elétricos que consome menos energia. Mas é uma empresa pequena, que não conseguiria peitar a Microsoft na justiça… ou assim esperamos. Basta de mudar nomes!

O OneDrive chega em breve neste link: [OneDrive via Blog da Microsoft Brasil]

Atualizado em 28/01