A partir de hoje, ainda em caráter beta, o Skype começa a traduzir, em tempo real, conversas por voz. Parece mágica, mas é só a boa e velha tecnologia refinada por anos e, enfim, entregue em um produto simples e fácil de usar.

O Skype Translator Preview funciona apenas no Windows 8.1 e nas versões preliminares do Windows 10. Por ora, o recurso funciona apenas com dois idiomas, inglês e espanhol. Há motivos para crer que outros serão adicionados no futuro – em maio, a primeira demonstração pública foi feita com um interlocutor alemão.

O vídeo abaixo mostra uma conversa real entre duas estudantes, uma na Cidade do México, outra em Tacoma, Washington, nos EUA. A tradução ocorre em tempo real, por duas saídas: texto e áudio. Não foi por acaso que a Microsoft escolheu duas salas de aula para demonstrar o recurso, já que o Skype tem se consolidado como uma importante ferramenta no processo educacional – pelo menos nos EUA.

Embora a conversa por áudio esteja restrita a dois idiomas, o Skype Translator já consegue lidar com 40 quando o papo se dá por texto. No momento, o programa está em estágio “preview” e acessível apenas mediante convite. Entre aqui para requisitar um – e use o código de registro MTT1724 que, segundo o The Verge, agiliza o recebimento. Ah, e caso se interesse pela parte técnica, este post (em inglês) traz mais detalhes sobre o assunto. [Skype Blog via The Verge]