A primeira metade de 2013 já tem algumas tecnologias reservadas para smartphones, como telas Full-HD e (quem sabe) telas flexíveis. E a segunda metade do ano? Para a Polytron, este será o momento de telas transparentes.

A empresa taiwanesa, subsidiária da americana Polytronix, fabrica vidro eletrônico e está exibindo um protótipo transparente, para atrair o interesse de fabricantes.

O protótipo ainda é bastante incipiente, e não roda nenhum OS. No entanto, ele já incorpora o vidro especial, que pode ficar quase opaco se o usuário quiser – ou seja, você pode usá-lo da mesma forma que aparelhos atuais.

A tela é feita de PDLC (cristal líquido de polímero disperso), que é normalmente translúcido. No entanto, ao se aplicar uma corrente elétrica, as partículas se reorientam e deixam a luz passar – assim, a tela fica transparente.

Mas como nota o PhysOrg, por enquanto nem todos os componentes são transparentes: você ainda pode ver a bateria e a câmera, por exemplo. No entanto, a empresa diz que o produto final esconderia os componentes visíveis com uma tampa mais escura.

No entanto, é possível fabricar componentes transparentes: estudos mostram como criar baterias transparentes, por exemplo. E a própria Polytron está trabalhando em um pendrive USB transparente, com LED embutido para você saber quando ele está funcionando – quem sabe vejamos cartões de memória transparentes no futuro também.

Claro, um futuro com gadgets transparentes seria impressionante, mas… por quê um smartphone assim? Existe alguma aplicação realmente boa e útil para um aparelho transparente? Você pode pensar em alguma utilidade incrível para isto?

O máximo que consigo pensar é num celular com teclado QWERTY normal e uma tela transparente: assim você pode digitar suas mensagens e ver o que está à sua frente. (Os componentes como bateria e cartão de memória ficariam atrás do teclado.) Outros sugerem que poderíamos usar um smartphone transparente com realidade aumentada. E há quem lembre que o Homem de Ferro já usa um aparelho assim:

iron-man-2-transparent

A Polytron quer mostrar ao mercado que consegue criar até smartphones transparentes. Mas alguém vai querer? [Polytron via PhysOrg]