Snapchat remove filtro asiático após ser acusado de racismo

Snapchat liberou um filtro que transformava o rosto do usuário no de uma pessoa asiática; empresa foi acusada de preconceito e removeu a opção em seguida.

Parece até que foi ontem que o Snapchat incluiu o filtro do Bob Marley no app, causando uma discussão sobre racismo. Agora, a nova polêmica envolvendo o app tem relação com um novo filtro que, segundo alguns usuários, é um “yellow face”, uma representação preconceituosa de asiáticos.

Com Snapchat Memories, você poderá salvar seus snaps para compartilhar depois
Snapchat é processado por mostrar conteúdo sexual para crianças

Como várias pessoas notaram no Twitter, o novo filtro do Snapchat — que já foi removido — transforma o rosto dos usuários nisso:

“Snapchat, você quer me falar por que vocês pensam que este yellow face é ok?”

“Não sei se vocês perceberam, mas este filtro é yellowface e vocês deveriam removê-lo”

“Ei, Snapchat, por que vocês continuam criando filtros racistas contra asiáticos?”

A empresa disse ao Guardian que o filtro foi inspirado em animes, e que não será mais disponibilizado. A companhia também ressaltou que “os filtros são feitos para serem divertidos, não para ofender.”.

Em abril, o Snapchat foi alvo de muitas críticas por filtro inspirado no Bob Marley. Infelizmente, aconteceu algo muito parecido dessa vez, o que nos leva a perguntar: por que isso continua a acontecer?

Foto do topo por Twitter

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas