O Snapchat ganhou alguns novos recursos – agora, além de mensagens autodestrutivas, os apps de iOS e Android também contam com mensagens instantâneas e vídeos.

Até agora, o Snapchat só funcionava para a troca de fotos – e elas desapareciam depois de pouco tempo. Os novos recursos mantém a essência que faz o app tão popular, ao mesmo tempo que adiciona funcionalidades novas para atrair mais gente.



Para usá-las, deslize para a direita a partir da tela principal de câmera, e você encontrará uma lista de amigos. Escolha um para iniciar uma conversa por texto ou vídeo. Mas a essência do Snapchat não foi alterada: assim que a pessoa que receber a conversa sair da tela, aquilo que foi enviado deixa de existir. Caso queira guardar para recordar no futuro, é possível – há uma opção para salvar as mensagens também.

Conversas por vídeo foram feitas para serem efêmeras: um ícone azul avisa quando um amigo nota a sua presença, e você segura um pouco para fornecer uma streaming de vídeo para o dispositivo dele – e seu amigo também pode fazer o mesmo para conversar por vídeo com você.

No geral, o Snapchat conseguiu adicionar dois novos recursos bem interessantes sem perder a ideia que fez do app tão popular entre adolescentes – a efemeridade. Após recusar a proposta bilionária do Facebook, os criadores do Snapchat podem não ter descoberto ainda uma forma de ganhar dinheiro com o app – mas ao menos ainda lembram muito bem o que faz dele tão usado por muitos. [The Verge, Snapchat]