Snapchat apresenta o Spectacles, óculos de sol com câmera que custam US$ 130
Recentemente, o Snapchat se filiou ao Bluetooth SIG (Bluetooth Special Interest Group), o consórcio de empresas que desenvolve a tecnologia, e ninguém entendeu direito. Porém, na noite desta sexta-feira (23) os planos da companhia foram finalmente revelados: o Snapchat apresentou o seu primeiro hardware: trata-se do Spectacles.
• Com Snapchat Memories, você poderá salvar seus snaps para compartilhar depois
• Snapchat é processado por mostrar conteúdo sexual para crianças
Eles são os óculos de sol do Snapchat (que agora se chama apenas Snap Inc.) equipados com uma câmera, e o funcionamento do equipamento é bem simples: ele grava vídeos de até 10 segundos após o usuário dar um leve toque na armação do acessório. Após a captação, os arquivos são enviados para o smartphone.
Segundo o Snap, assim que vai ser a filmagem do acessório Spectacles
O Snap não deu detalhes das especificações do dispositivo. A única coisa que sabemos é que a câmera do Spectacles tem uma lente de 115° graus, que se aproxima do campo de visão humano, e que as imagens terão formato circular. Uma pessoa saberá quando está sendo filmada quando as luzes que ficam em volta da câmera estiverem acesa.
No material de divulgação não ficou claro se o Spectacles conta com duas lentes (parece que só tem uma e que fica no lado esquerdo) e a autonomia de bateria (estamos falando de um dispositivo sem fio, portanto possivelmente com pouco tempo de uso). A reprodução dos vídeos no app vai ficar assim:
O acessório do Snap estará disponível neste outono no hemisfério norte (ou na primavera, aqui no hemisfério sul) e será vendido de forma limitada por US$ 130. O usuário poderá escolher entre três opções de cores: preto, coral e azul-petróleo.
Este é um movimento interessante do Snap e estou curioso para ver como vai ser a reação dos primeiros usuários do acessório. O último dispositivo parecido com esse (RIP Google Glass) não deu muito certo, mas também custava R$ 1.500.
Em entrevista ao The Wall Street Journal, Spiegel disse que trata o Spectacles como um “brinquedo”, o que dá a entender que vai ser um teste da empresa neste ramo. Não tenho a menor ideia se vai ser um sucesso, mas pelo menos o discurso do Snapchat não é pretensioso, como o de algumas empresas que dizem que vão mudar o mundo o lançamento de um novo produto.
Atualizado às 12:55