Snapdragon 7 Gen 3 gasta menos bateria ao usar inteligência artificial
O Snapdragon 8 Gen 3 é o novo processador da Qualcomm para celulares. Apresentado nesta sexta-feira (17), o chip é mais eficiente e mais potente ao rodar recursos de inteligência artificial — um campo cada vez mais explorado por empresas de tecnologia. O lançamento será destinado a smartphones e tablets intermediários.
Criado em processo de 4 nanômetros, o núcleo de inteligência artificial do chip teve o desempenho por watt melhorado em 60%. Isto significa que o componente tem mais desempenho e gasta menos bateria ao rodar os modelos.
Nesta seara, a Qualcomm também reforça a presença do Sensing Hub, que reconhece atividades e a rotina para que o dispositivo abra intuitivamente apps.
Chip da Qualcomm é 15% mais rápido e aceita 16 GB de RAM
A CPU também está 15% mais rápida do que a geração anterior. Para alcançar este resultado, a Qualcomm posicionou oito núcleos no Snapdragon 7 Gen 3 divididos da seguinte forma:
- Um Prime Core de até 2,63 GHz (alto desempenho);
- Três núcleos de performance, de até 2,4 GHz;
- Quatro núcleos de eficiência, de até 1,8 GHz.
Ainda sobre potência, o chip suporta memória RAM de até 16 GB, sendo ela LPDDR5 de 3.200 MHz ou LPDDR4X de até 2.133 MHz. Na prática, todo esse conjunto garante que o chip tenha bom desempenho em atividades do dia a dia. Todavia, ele é inferior ao Snapdragon 8 Gen 3, que é o todo-poderoso da fabricante.
Em termos gerais, o processador expandiu a economia de energia em 20%.
GPU do Snapdragon 7 Gen 3 é 50% mais veloz
Ainda que o Snapdragon 7 Gen 3 não tenha capacidade para gráficos avançados, o chip não faz feio. A GPU Adreno oferece melhoria de 50% e HDR em jogos. Já em relação às especificações de tela, os fabricantes podem utilizar painéis com resolução 4K e taxa de atualização de 60 Hz ou WFHD+ com até 168 Hz.
No quesito fotografia, o chip suporta até 200 megapixels na parte de trás, que devem ser compartilhados entre os sensores.
O componente ainda vem com o modem Snapdragon X63 com suporte ao 5G mmWave e Sub-6 GHz com até 5 Gb/s de download. Já o módulo FastConnect 6700 garante a compatibilidade com o Wi-Fi 6E e com o Bluetooth 5.3. Para cabos, o chip disponibiliza o USB 3.1 Gen 2, garantindo velocidade nas transferências de dados.
Segundo a Qualcomm, a Honor e a Vivo vão lançar os primeiros celulares com o Snapdragon 7 Gen 3 ainda neste mês.