_Tecnologia

Snapdragon 8 Gen 3 tem desempenho 30% melhor e ajuda a economizar a bateria

Novo processador avançado da Qualcomm, Snapdragon 8 Gen 3 tem oito núcleos de até 3,3 GHz e foca em IA generativa

snapdragon 8 gen 4 Qualcomm (Imagem: Masaru Kamikura/Flickr)

O Snapdragon 8 Gen 3 é o novo processador avançado da Qualcomm. Revelado nesta terça-feira (24), o chip oferece incremento de 30% na performance e ajuda a economizar a bateria. Outra vantagem é permitir que recursos de IA (inteligência artificial) sejam usados diretamente no celular, sem depender da nuvem.

Construído no processo de 4 nanômetros (quanto menos, melhor), o novo processador vem com oito núcleos com a tecnologia ARM Cortex-X4. O arranjo é dividido da seguinte forma:

A combinação ajuda tanto a garantir um desempenho de primeiro mundo quanto eficiência. De acordo com a Qualcomm, a CPU oferece melhorias de 30% na performance e reduz o consumo de energia em 20%.

Já a GPU Adreno incrementa a potência e a eficiência em 25%. Já o ray tracing, tecnologia para criar efeitos de luz mais realistas, teve uma melhoria de 40%.

A boa notícia aos gamers é que o chip suporta telas com taxa de atualização de 144 Hz, promovendo gráficos mais fluidos.

Ao conectar o dispositivo a monitores externos, o chip suporta a resolução 8K de 30 Hz. Mas ao reduzir a configuração para 1080p (Full HD), a taxa de atualização máxima sobe para 240 Hz. Resumindo: dá para rodar jogos em 240 FPS.

Snapdragon 8 Gen 3 (Imagem: Divulgação/Qualcomm)

Snapdragon 8 Gen 3 leva IA nos celulares a outro nível

Em termos de fotografia, o processador é capaz de capturar fotos de até 200 megapixels. Para turbinar a experiência, os celulares com o novo chip contarão com recursos de IA generativa para captura e edição. Entre elas, a “borracha mágica” para remover objetos e pessoas indesejadas de vídeos com simples toques.

O modo noturno em vídeos também será movido por inteligência artificial. “Além disso, otimize individualmente diferentes componentes de suas fotos em tempo real em até 12 camadas para obter mais detalhes, vibração e autenticidade com Segmentação Semântica – disponível nas câmeras frontal e traseira”, anunciou a marca.

Outros recursos de IA estão disponíveis no Snapdragon 8 Gen 3. Nesse sentido, a Qualcomm sustenta que possui o modelo Stable Diffusion, para a geração de imagens, “mais rápido do mundo”. O chip também é capaz de rodar 20 tokens de modelos de linguagem (LLM) por segundo.

A melhor parte é que todos esses recursos podem ser executados diretamente no celular, sem depender de aplicações baseadas na nuvem. Para isso, a empresa turbinou a sua unidade de processamento neural (NPU), tornando-a 98% mais rápida. Já a relação de performance-watt teve uma melhoria de 40%.

Snapdragon 8 Gen 3 oferece suporte ao 5G. Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Divulgação

Chip da Qualcomm suporta wi-fi 7 e bluetooth 5.4

O lançamento já está pronto para os novos padrões de conectividade, com módulo Qualcomm FastConnect 7800, que tem suporte para wi-fi 7 e bluetooth 5.4. O Snapdragon 8 Gen 3 também vem habilitado para ouvir músicas sem fio e sem perdas, de 24 bits e 96 kHz, via bluetooth.

O modem Snapdragon X75 garante suporte ao 5G mmWave e sub-6 GHz. A Qualcomm informa que o chip alcança 10 Gb/s de download e 3,5 Gb/s de upload. A grande questão é encontrar uma operadora móvel que, de fato, ofereça tudo isso.

Para melhorar a produtividade, a Qualcomm também apresentou o Snapdragon Seamless. A tecnologia será usada para melhorar a interação entre sistemas, como o Android e Windows. A ideia é integrar componentes dos softwares, como transferência de arquivos e a conexão de fones de ouvido bluetooth.

O novo recurso será incorporado ao Snapdragon 8 Gen 3 e outros chips. Mas a Qualcomm não listou quais modelos serão compatíveis com o recurso.

O Snapdragon 8 Gen 3 estará disponível em celulares de grandes marcas, incluindo a Asus, Honor, OnePlus, Oppo, Realme, Sony e Xiaomi.

Sair da versão mobile