Solução para crise climática pode vir das baleias; entenda a tese

Biólogos estão estudando o impacto das baleias como um "sumidouro de carbono"
Solução para crise climática pode vir das baleias; entenda a tese
Imagem: Smithsonian/Reprodução

A bióloga marinha Heidi Pearson, da Universidade do Sudeste do Alasca, e seus colegas estão estudando o impacto das baleias — os maiores animais do mundo –, como um “sumidouro de carbono”, uma possível solução para a crise climática. A pesquisa foi publicada na Trends in Ecology and Evolution.

“Seu tamanho e longevidade permitem que as grandes baleias exerçam fortes efeitos no ciclo do carbono, armazenando o elemento de forma mais eficaz do que pequenos animais, ingerindo quantidades extremas de presas e produzindo grandes volumes de resíduos”, explica Pearson.

Esses animais marinhos ingerem cerca de 4% de seu peso em krill e plâncton diariamente. Para as baleias azuis, por exemplo, essa quantidade soma mais ou menos 3,6 toneladas.

Sua grande quantidade de fezes então alimenta o plâncton que captura o CO2 , que, por sua vez, alimenta o krill, passando seus nutrientes adiante para seus predadores – pinguins, pássaros, focas, peixes e, claro, as baleias. Dessa forma, o paradoxo do krill resulta em cocô de baleia extra servindo como alimento, aumentando também o número de pequenos crustáceos.

Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas