Sonda Juno, da NASA, faz fotos inéditas de Europa, a lua de Júpiter; veja

Desde 2000, a NASA não tinha uma sonda voando tão perto da lua. Cientistas suspeitam que Europa possa ter formas de vida
Sonda Juno, da NASA, faz fotos inéditas de Europa, a lua de Júpiter; veja
Imagem: NASA/Reprodução

A NASA acaba de divulgar imagens inéditas da lua Europa, fotografada pela sonda robótica Juno. As novas imagens foram captadas na manhã desta quinta-feira (29), quando a espaçonave passou a 358 quilômetros da superfície do satélite de Júpiter.

A última vez que uma espaçonave passou tão próximo da lua foi em 3 de janeiro de 2000, com a sonda Galileo, também da NASA. Segundo a agência espacial, esta é a terceira vez na história que uma sonda se aproxima a menos de 500 quilômetros de Europa.

Na foto abaixo, por exemplo, a Juno fotografou uma região próxima do equador da lua,  batizada de Annwn Regio. A imagem mostra características do terreno acidentado e cheio de ranhuras – contendo uma complexa rede de cristas e vales.

Foto de Europa captada pela sonda Juno

Já a foto que ilustra o início desta matéria mostra uma visão global de Europa. A imagem foi divulgada ainda em formato RAW, sem processamento. Posteriormente, a agência deve liverar uma imagem processada para destacar mais detalhes da superfície.

A lua Europa desperta o interesse dos cientistas, pois se acredita que ela tenha um oceano de água líquida e salgada abaixo da camada de gelo — e que poderia sustentar formas de vida.

Além das imagens com resolução de até 1 quilômetro por pixel, a sonda da NASA estava com todos os seus instrumentos ligados. Isso permitiu fazer medições sobre a estrutura, interior e composição da superfície, além da interação da lua com a magnetosfera de Júpiter.

Esses dados coletados pela Juno serão úteis para futuras sondas que serão enviadas para a lua, como a Europa Clipper – prevista para decolar em 2024. Ela deverá estudar a atmosfera, superfície e interior de Europa.

A Juno está em órbita de Júpiter desde julho de 2016. A missão principal – de estudar a cobertura de nuvens do planeta – já foi cumprida, com a sonda estando atualmente na sua chamada “missão estendida” — o que inclui estudar as maiores luas de Júpiter.

No ano passado, a sonda já havia sobrevoado Ganimedes, a maior lua de Júpiter. Para o ano que vem está previsto um voo rasante sobre Io, o corpo mais vulcânico do Sistema Solar.

Hemerson Brandão

Hemerson Brandão

Hemerson é jornalista, escreve sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Ele também é grande entusiasta de astronomia, interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas