Um grupo de estudantes brasileiros levou US$ 5 mil como prêmio de participação da Imagine Cup, uma competição de projetos em tecnologia, inovação e games da Microsoft.

Os estudantes Alessandra Faria de Castro, Érico Grasso, Ramon Coelho de Souza e Daniel Sanabria, da PUC-MG, foram os premiados com o terceiro lugar na competição de games com a equipe chamada Tower Up. Eles desenvolveram um jogo de corrida e aventura chamado “Sonho de Jequi”, que visa contribuir socialmente com o Vale do Jequitinhonha.

No jogo, o personagem chamado Jequi precisa coletar a maior quantidade de água possível para ajudar sua mãe e seu irmão a sobreviverem à seca no Vale.

Durante a aventura, os jogadores têm oportunidade de fazer doações para ajudar a população local – elas serão destinadas à ONG Cáritas Diocesana de Araçuaí.

O jogo está disponível gratuitamente para diversas plataformas. Além de Windows 10 e Windows 10 Mobile (através da Windows Store), ele também pode ser baixado para Windows Vista/7/8, Linux, Android e iOS. Mais informações sobre o download podem ser obtidas no site oficial do jogo.

Outros premiados

Além dos brasileiros, mais oito equipes de diversas partes do mundo foram premiados com diferentes projetos. Eis os vencedores em cada uma das categorias:

Games:
1º lugar: PH21, da Tailândia
2º lugar: None Developers, da Indonésia
3º lugar: Torre Up, do Brasil

Inovação:

1º lugar: ENTy, da Romênia
2º lugar: Mestres bits, do Sri Lanka
3º lugar: HealthX dos EUA

Cidadania:

1º lugar: AMANDA, da Grécia
2º lugar: Night’s Watch, da Tunísia
3º lugar: InSimu, da Hungria

No ano passado, a equipe brasileira eFitFashion foi a grande vencedora da competição. Eles desenvolveram uma solução que permite colocar as medidas de seu corpo e solicitar roupas sob medida em um ambiente de comércio eletrônico, que conecta consumidores e costureiras.