Esta semana, eu conheci uma música que incorpora os clássicos ruídos da conexão discada. Antes disso, eu descobri outra música que começa e acaba com o som de um toca-fitas. Por isso, eu quis criar um espaço com estes e outros sons retrô. Vamos fazer isso juntos.
Abaixo, reuni alguns sons clássicos de tecnologia que você ouviria bastante nas décadas de 80 e 90: a música de um modem 56 Kbps; os botões mecânicos de um toca-fitas; as teclas de uma máquina de escrever; entre outros.
Não é a primeira vez que reunimos sons memoráveis do passado, mas é irresistível voltar a eles. Você tem mais algum para acrescentar à lista? Coloque nos comentários!
Conexão discada
Eu passei muitos anos ouvindo essa sinfonia de ruídos agudos e chiados. Eles não eram um sinal de que os dados estavam sendo transferidos – eram os próprios dados sendo transferidos. Por isso, cada som tem um significado; explicamos isso neste link.
E claro, não poderíamos nos esquecer deste clássico:
Inicialização de um PC antigo
Este computador montado em 1993 inicialmente rodava Windows 3.1, mas foi atualizado para o Windows 95 alguns anos depois, para desfrutar do incrível menu Iniciar. Ele durou doze anos.
Encontrei este vídeo no Mental Floss, onde um comentário me chamou a atenção:
Nós tendemos a zombar de máquinas antigas com seu tempo de inicialização mais longo… Olhando para trás, esse tempo que passávamos esperando durante o boot era uma boa oportunidade para organizar nossos pensamentos antes de começar a usar o PC, fosse para um relatório do trabalho/escola ou para um jogo de “Master of Magic“.
Usando um disquete 3,5″
Estes quadradinhos de 1,44 MB eram sensíveis: você precisava tomar cuidado para não aproximá-los de ímãs, senão perderia os dados; e tinha que limpar a cabeça do drive, senão ele poderia arranhar o disquete e inutilizá-lo. Mas o som de inserir o disquete no drive ainda me agrada, assim como ouvi-lo sendo lido.
Os drives de disquete faziam um ruído tão específico que foram usados para tocar música, desde o tema de Super Mario Bros…
Impressora matricial
Essa impressora matricial das antigas aparentemente ataca de DJ na balada. Escuta só a partir do ponto 0:30.
Telefone de disco
Na época em que empresas de telefonia eram estatais e conseguir uma linha telefônica era um sufoco, esses telefones de disco eram muito comuns.
O toque do telefone também era ótimo:
Toca-fitas Walkman
>>> Os designs mais curiosos das antigas fitas cassete
A Sony nunca deixou de usar a marca Walkman em seus produtos: ela já apareceu em players de MP3, em celulares, e sua última reencarnação é em um dispositivo portátil com áudio de alta definição que custa US$ 1.200. Eu ainda prefiro o toca-fitas portátil.
Videocassete
A fita VHS fazia todo tipo de som ao ser encaixada, ao tocar o vídeo e ao ser ejetada. Não se vê isso no Netflix!
Só não se esqueça de rebobinar a fita:
Máquina de escrever
>>> Por que ainda usamos teclados QWERTY (mesmo que eles sejam horríveis)
Digitar em uma máquina de escrever não é exatamente prático: você coloca a fita de tinta, coloca o papel e gira o cilindro para o ponto onde você quer digitar. Comece a escrever e, quando a linha acabar, soará um aviso para que você empurre uma alavanca que desce uma linha.
Mas o som das teclas batendo contra o papel é quase hipnotizante:
Isso me faz lembrar dessa ótima pegadinha de alguns anos atrás:
Ding!
Toca-discos
Sempre fico ansioso no momento em que a agulha encosta no LP.
Polaroid
Eu nunca tirei foto com uma Polaroid. Nunca nem balancei a foto para revelá-la mais rápido! Uma vida pode estar completa sem isso?
Foto por Leigh Anthony DEHANEY/Flickr