Se a agressiva diminuição de tamanho do X10 mini, da Sony Ericsson, te agradou, mas a ausência de um teclado físico, somado à tela pequena e aos seus fartos dedos te deixou em dúvidas se ele realmente valia a pena, a versão com teclado do menor Android do mundo já está à venda por aqui, por 999 reais, 100 reais a mais do que seu irmãozinho sem teclado. No resto, tudo igual.

Nós já dissecamos o X10 mini num review e, mesmo com a tela de 2,5 polegadas, o resultado na hora de digitar foi melhor do que o esperado, já que a solução de software da Sony Ericsson encaixou bem na telinha. Mesmo assim, um teclado físico é bem-vindo aqui. Nós já brincamos por alguns minutos com o X10 mini Pro e a adição do tecladinho facilita demais a vida – smartphones touchscreen sem Swype ainda perdem feio da opção física. O único detalhe negativo da versão Pro é que o aparelho, que já era gordinho na versão sem teclado, ficou ainda mais rechonchudo, mas nada que incomode no bolso.

De resto, o X10 mini Pro é exatamente igual ao X10 mini que nós testamos – câmera de 5 MP com flash, Wi-Fi, GPS, Bluetooth, 3G, bons fones de ouvido no pacote, Android na versão 1.6 com a modificação da Sony Ericsson e promessa de atualização do aparelho para a versão 2.1 até o fim do ano. E, como prometido pela SE no lançamento do X10 mini, o Pro chega por 999 reais desbloqueado e já pode ser encontrado em várias lojas do varejo e, em breve, nas operadoras. [Sony Ericsson]