Sony está formando equipe de preservação de games
A Sony já se envolveu em uma grande polêmica com os fãs de seus games após anunciar o encerramento das lojas digitais do Playstation 3, do PSP e também do PS Vita. Depois de uma forte reação dos usuários, a empresa voltou atrás parcialmente e encerrou definitivamente só a loja do PSP.
Desde então, manter o acesso a games antigos é um assunto que vem sendo discutido nas redes sociais da companhia. As comparações entre Sony e Nintendo são inevitáveis, já que a rival fechará as lojas digitais do Nintendo 3DS e aparentemente não irá adaptar todos os jogos para rodar no Nintendo Switch.
Mas a Sony parece estar ouvindo os apelos dos fãs e está criando uma equipe dedicada a manter os jogos mais antigos e adaptá-los para novos consoles.
Today is my first day as a Senior Build Engineer at @PlayStation, working as one of their initial hires for the newly created Preservation team!
Game Preservation was my first career passion, so I'm ecstatic that I get to go back to those roots 😊
— Garrett Fredley (@SomeCronzaGuy) April 25, 2022
“Hoje é meu primeiro dia na @PlayStation, trabalhando como uma das primeiras contratações para a recém-criada equipe de Preservação! A preservação de games foi minha primeira paixão na carreira, então estou em êxtase por poder voltar a essas raízes”, afirmou Garrett Fredley, que passou a integrar a equipe recentemente.
A Sony nunca foi uma referência quando o assunto é preservação de jogos, e só começou a demonstrar uma preocupação com o tema com o PS5, que tem suporte para os jogos de todos os playstations anteriores, com algumas pequenas exceções de títulos de Playstation 4.
Ainda pesa contra a empresa uma declaração que o atual CEO da Sony, Jim Ryan, deu sobre as versões antigas do jogo Gran Turismo. Na ocasião, Ryan afirmou não entender o motivo de as pessoas ainda jogarem as versões anteriores do game. O CEO já se defendeu afirmando apenas defender que os jogos mais modernos são de boa qualidade.