Os lançamentos de consoles clássicos da Nintendo criou a faísca para que a Sony embarcasse na nostalgia. Praticamente 25 anos depois de seu lançamento, o PlayStation 1 retornará. Desta vez, bem menor e com 20 jogos pré-carregados – entre eles Final Fantasy VII, Tekken 3 e Wild Arms.

• [Review] SNES Classic é a melhor maneira de reviver a era de ouro da Nintendo
• Este clone do SNES roda todos os jogos do antigo console em alta definição

A companhia anunciou que o PlayStation Classic será vendido a partir do dia 3 dezembro nos Estados Unidos, Canadá, União Europeia e Japão, custando US$ 99,99 ou € 99,99, dependendo do mercado.

O console virá com duas réplicas do controle original do PS1, um cabo HDMI, um cabo USB e, estranhamente, a fonte de energia será vendida separadamente.

A interface do videogame será exibida em 720p, enquanto os games vão rodar em 480p. A lista completa dos jogos ainda não foi revelada pela Sony, mas até agora cinco foram revelados: Final Fantasy VII, Jumping Flash, Ridge Racer Type 4, Tekken 3 e Wild Arms.

Deu arrepios só de ouvir o som de inicialização do PS1 nesse vídeo.
A réplica não permitirá o download de jogos, acessórios como Memory Card não são compatíveis e a bandeja para CD-ROM também não abre. Em compensação, ele é 45% menor e muito mais leve (170 g contra 1,5 kg), se comparado com o original, lançado em 1994.

O anúncio do PlayStation Classic foi feito simultaneamente nos blogs oficiais dos mercados em que ele será vendido. No Brasil, o blog da Sony não fez nenhuma menção sobre o console e a assessoria de imprensa da marca nos disse que ainda não há nenhuma informação oficial sobre a vinda do produto ao País.

[Sony]