Eu adoro a lógica da Sony: agora eles queriam que o PSP tivesse dois controles analógicos, e pensaram em colocá-los no PSPgo, mas eles não quiseram atrapalhar desenvolvedores de jogos que já se acostumaram em fazer jogos com controles terríveis.

O presidente da Sony Worldwide Studios, Shuhei Yoshida, disse à Game Informer:

Também sentimos — como muitos usuários — que queríamos ter um segundo controle analógico no PSP. Mas estamos falando sobre esta plataforma na metade do seu ciclo de vida, e o PSPgo foi desenvolvido para ser perfeitamente compatível com o PSP-3000 e todos os jogos lançados antes dele. Então tivemos uma discussão muito séria sobre este assunto em particular, mas decidimos não adicionar um segundo analógico, e alguns dos desenvolvedores estão fazendo um bom trabalho traduzindo a funcionalidade do segundo analógico para botões diferentes. Também não quisemos desviar os esforços deles.

Então apesar de a Sony saber que dois controles analógicos trariam uma experiência de jogo melhor, eles preferiram manter as coisas mais ou menos como estavam para que jogos permaneçam mais ou menos de forma consistente em todos os PSPs. Afinal, os desenvolvedores de jogos já sabem como superar a falta do analógico a mais.

Hmm… Será que teremos que esperar até o fim do ciclo de vida do PSP, de dez anos, para ver dois controles analógicos em um só PSP? [Game Informer via Kotaku]